Festival de Jericos de Panelas acontece neste fim de semana

Lucas Medeiros - 24.04.2023 às 17:25h
(Imagem: Divulgação)

De 28 de abril a 1º de maio, a cidade de Panelas localizada no Agreste de Pernambuco, realiza a 49ª edição do Festival Nacional de Jericos. O evento foi criado em 1973 com o objetivo de alertar as autoridades quanto a matança do animal, que tinha sua carne usada na produção de charque e o risco de extinão da especie.

A abertura da festa acontece na sexta-feira, dia 28 de abril, com a inuaguração de obras e Shows com a Orquestra Flor de Lís e Cleoman.

No sábado, dia 29, a partir das 14h acontece a corrida de jericos “esquenta casco”, apenas para os competidores de Panelas, o campeão vai faturar uma moto 0 km. A partir das 19h tem o desfile do Bloco Me Leva, com Trio Asas da America e Márcio Duka, em seguida no palco, shows com Wallas Arraes e a Banda Mamelucos.

No Domingo, dia 30 de abril a partir das 14h, concentração para a Missa do Vaqueiro, em Homenagem a Luiz Gonzaga, com a participação do poeta Oliveira de Panelas. Nesta edição, a novidade é que os cavaleiros e amazonas vão concorrer a um moto 0 km. A noite no palco, shows com Alcimar Monteiro e Taty Girl.

Na segunda, dia 1º de maio feriado do trabalhador, 02h da madrugada tem o Amanhecer do Festival, na Sociedade esportiva panelense, 06h da manhã o munguzá do turista, as 08h missa em ação de graças ao trabalhador e em seguida, Shows Folclóricos e Concurso de Jericos Fantasiados. As 12h, shows com Nordestinos do Forró e Daniel Golveia, as 15h Tradicional Corrida de Jericos, para competidores de todo Brasil e o Campeção ganha uma moto 0 km e mais 10 mil reais. Após a premição, estimada em 60 mil reais, shows com Solange Almeida, Mano Walter e Pedrinho Pegação.