Festival de Fogueteiros e Baloeiros é cancelado em Caruaru

Mário Flávio - 22.05.2013 às 15:25h

O tradicional Festival Nacional de Fogueteiros e Baloeiros realizado no segundo sábado de junho foi cancelado. Esse ano, o evento não terá condições de ser realizado por falta de recursos e um dos principais motivos para que não aconteça, segundo a organização do evento, é a seca prolongada em algumas regiões, o que causou uma crise na economia dos patrocinadores do festival e consequentemente uma queda na compra e venda dos fogos de artifício. Em nota, a assessoria da prefeitura ressaltou que, assim como todos os anos, foi disponibilizado o patrocínio de 30% para realizar o evento.

O coordenador da associação dos fogueteiros, Ednilson Félix, explicou a decisão de cancelar o evento. “A festa é 100% de patrocínio e houve uma queda na compra e na venda de fogos que estava acontecendo. Então, os fogueteiros da nossa região na crise que estavam passando, as fábricas com pequeno movimento de vendas, fez com que agravasse a situação até esse ponto de não termos o patrocínio desses fogueteiros e das empresas para formar o festival. A prefeitura e a Fundação de Cultura se manifestaram, perguntando se iríamos realizar o festival, já que é do interesse que deles que o festival aconteça na cidade, mas infelizmente as condições financeiras dos patrocinadores esse ano, não será possível promover o festival”, disse.

Com o festival, as vendas neste ramo são aquecidas, além do show de fogos de artifícios que ilumina o céu da Capital do Agreste. O festival foi criado há 27 anos pela associação dos fogueteiros e está sendo cancelado pela segunda vez, a primeira foi em 2008. Desta forma, o coordenador da associação explicou que o prejuízo será grande para quem trabalha no ramo. “Principalmente para nós do ramo de fogos de artifício, porque o festival é uma vitrine. Todas as pessoas que vão ao festival procuram comprar os fogos no dia seguinte após a girândola, que é o dia da primeira fogueira. Então, o principal prejudicado não será o festival que acontece em Caruaru, mas quem trabalha com fogos de artifício”, pontuou.