24 de outubro de 2017 às 09h41min - Por Mário Flávio

São João de Caruaru

Tradicionalmente brasileira e responsável por arrastar milhões de pessoas às ruas, as festas juninas são famosas por valorizarem principalmente o forró, baião e xaxado. Neste ano, com a parceria de toda a cadeia produtiva da música, o Ecad distribuiu R$ 4.391.520,71 para 9.337 titulares (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações. O valor total distribuído em 2017 foi 15,5% maior do que o repassado em 2016, e a quantidade de titulares beneficiados também teve um crescimento de 4,2%.

Gonzagão ainda lidera o ranking de autores com maior rendimento, pelo 11º ano consecutivo, seguido de Tato, Mario Zan, Dominguinhos e Zé Dantas. Entre as músicas mais tocadas nos festejos, estão canções típicas como “Festa na roça”, “O sanfoneiro só tocava isso”, “Eu só quero um xodó”, “Quadrilha brasileira” e “Asa Branca”. Ritmos como sertanejo e pop também marcam presença no top 20 do ranking, com as músicas “Você Partiu meu Coração”, “Vidinha de Balada”, “Loka” e “Despacito”.

Já nos shows, Sorocaba, Dorgival Dantas, Gonzagão, Matheus e Petrúcio Amorim garantem as cinco primeiras posições do ranking de autores com maior rendimento no período. No topo da lista das músicas mais tocadas, o sertanejo dominou com as canções “Vidinha de balada”, “Eu sei de cor”, “Tô solteiro de novo”, “Meu coração deu PT” e “Seu Polícia”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro