Fernando de Noronha promove campanha de testagem de sífilis, nesta terça (25)

Lucas Medeiros - 25.04.2023 às 14:55h
(Imagem: Melcop)

Nesta terça-feira (25), a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Saúde, vai realizar um dia de testagem rápida de sífilis para maiores de 18 anos, na Unidade de Saúde da Família (USF). A ação é gratuita e vai acontecer das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não será necessário agendamento e o resultado sai entre 15 e 20 minutos. O interessado precisa apenas ir ao local portando documento de identificação.

A campanha tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção e do teste rápido na saúde sexual da população, permitindo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

A testagem rápida é a forma de prevenção mais eficaz que a gente tem, pois, quanto mais rápido se descobre, o tratamento é mais rápido também e não propaga para outras pessoas. Vamos intensificar a testagem amanhã para que possamos ter um controle maior da doença aqui na ilha e para que a gente enfrente a mesma de uma melhor forma”, destaca a enfermeira da USF, Thaynna Rosa.

Com o diagnóstico fechado, a equipe de saúde já inicia o tratamento, que funciona através de antibióticos e medicações injetáveis. A Superintendência de Saúde também disponibiliza gratuitamente serviços de prevenção às ISTs, como distribuição de preservativos e realização de testes rápidos, todas as sextas-feiras, na Unidade de Saúde da Família (USF).

Ainda segundo a enfermeira, a sífilis tem cura, desde que seja feito o acompanhamento adequado. Se não tratar a doença de forma correta, o paciente terá complicações nos sistemas nervoso e cardiovascular, lesões na pele e ossos.

Sobre a sífilis – É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema Pallidum e apresenta várias manifestações clínicas e diferentes estágios, conhecidas como primária, secundária, latente e terciária, com o risco de contágio maior nos dois primeiros níveis.