Fenearte reúne cerca de 5 mil expositores, oficinas gratuitas, atrações infantis e apresentações culturais nesta sexta (10)

Jorge Brandão - 10.12.2021 às 11:25h

A 21ª edição Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) tem início nesta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no Grande Recife. Após um hiato de um ano devido à pandemia da Covid-19, o tradicional evento volta a reunir cerca de 5 mil expositores e a receber o público.

“É festa no reino da arte” foi o tema escolhido para esta edição, uma homenagem ao movimento armorial, criado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu em 2014. O espaço recebe o público até o dia 19 de dezembro, das 14h às 22h, de segunda a sexta, e das 10h às 22h, nos finais de semana.

A expectativa dos organizadores é de que a feira receba cerca de 200 mil pessoas e movimente mais de R$ 40 milhões. Para ter acesso ao local, é obrigatória a apresentação da comprovação da imunização contra Covid-19 com duas doses ou dose única da vacina Janssen. Desde a segunda-feira (6), há a exigência do documento no estado para o acesso a órgãos públicos.

De acordo com a organização da feira, há ponto de testagem rápida para a doença, máquina sanitizante, totens de álcool em gel e distribuição de máscaras de proteção. Organizadora do evento, Márcia Souto comentou sobre a importância do evento para a cultura pernambucana. “Tem muitas novidades, o artesão pernambucano se prepara para a Fenearte, traz produtos novos, novas criações. Nós também realizamos atividades complementares, esse ano teremos mais de 130 oficinas. Essas oficinas têm o objetivo de proteger, passar esse conhecimento entre as gerações”, declarou.
Além da exposição e venda de peças variadas e polo gastronômico, neste ano, é possível ter acesso gratuito às oficinas, palestras e demais atividades na internet (http://www.fenearte.pe.gov.br/), a qualquer momento.

A feira conta com estandes de artesãos de todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima, e de outros 22 países. A Alameda dos Mestres reúne obras de 64 artesãos pernambucanos. Entre as novidades desta edição, está uma programação de aulas com chefs, chamada de Cozinha Fenearte.

Na programação há, ainda, apresentações culturais e atividades infantis. O público também pode ter acesso à programação da Fenearte por meio de um aplicativo para celulares, desenvolvido por estudantes da rede pública. Para facilitar o acesso ao Centro de Convenções de Pernambuco, é possível pegar ônibus de graça nos shoppings Tacaruna, em Santo Amaro, na área central do Recife, e RioMar, no Pina, na Zona Sul da capital pernambucana.