Pré-candidato à presidência pelo partido Novo, o cientista político Felipe d’Avila realizará no mês de fevereiro dois eventos, em São Paulo (14) e no Rio de Janeiro (16), para conduzir o relançamento do livro “10 Mandamentos – do País que Somos para o Brasil que Queremos” (editora Almedina Brasil).Publicado pela primeira vez em 2017, d’Avila define claras diretrizes políticas de um projeto liberal de gestão para o país, calcado na recuperação da credibilidade econômica e da cidadania, da formação intelectual e técnica de novas lideranças políticas e de gestores públicos. À frente do Centro de Liderança Pública (CLP) durante 13 anos – e afastado desde 2021 – d’Avila promoveu, por meio da organização, a formação de mais de 5 mil pessoas e aposta no tema da gestão pública para promover o debate sobre os projetos de governo entre os pré-candidatos.
Entre os Mandamentos de d’Avila estão a meritocracia no serviço público, abertura econômica, descentralização do poder (“o verdadeiro federalismo”) e cidadania participativa. Em contraponto ao projeto liberal proposto pelo NOVO, d’Avila analisa a obsolescência e precariedade dos projetos nacionais estatistas ao longo do século passado e a tortuosa trajetória política do Brasil na transição para a modernidade. O relançamento do livro, em um ano eleitoral particularmente decisivo para o país, deve atrair a atenção daqueles que almejam que o Brasil volte a ser internacionalmente reconhecido como uma nação democrática robusta, autônoma e intransigente no combate à corrupção. A partir de uma nova geração de cidadãos que participam da vida pública no país, d’Avila discute como é possível superar o aparelhamento do Estado praticado por “gangues ideológicas e amorais”.
Quem é Felipe d’Avila
Felipe d’Avila é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard. Fundou o CLP (Centro de Liderança Pública), que impactou mais de mil municípios brasileiros através da implementação de políticas públicas e que formou mais de 8 mil lideranças que contribuem diariamente para a transformação da administração pública brasileira. É escritor e tem 10 títulos publicados, sendo “10 Mandamentos: do país que somos para o Brasil que queremos” a sua obra mais recente. Atualmente, é pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo.