A prefeita Raquel Lyra foi até o Parque 18 de Maio nesta quinta-feira e anunciou que começou a requalificação da parte elétrica do local onde funciona a Feira da Sulanca de Caruaru. Esse foi um dos principais problemas apontados pelo Corpo de Bombeiros após o último incêndio no espaço. O documento será apresentado em breve num relatório da Comissão da Assembleia Legislativa, que visitou a Feira após o fogo destruir 70 bancos.
Após a publicação da prefeita sobre a mudança na parte elétrica, começou mais uma vez o debate sobre a mudança ou não da Feira do local. Essa foi uma das principais promessas de campanha de Raquel no segundo turno da eleição de 2016, quando ela disse que iria transferir de graça para quem não pudesse pagar.
No entanto, após quase três anos de governo, mesmo com problemas de infraestrutura, vários investimentos foram feitos, como a recuperação da aérea da Fundac, construção de banheiros, melhorias no local onde funcionam os mercados de carne e farinha e agora a requalificação da parte elétrica.
Mesmo com todos esses investimentos, entramos em contato com fontes da gestão municipal e a ideia da mudança da Feira segue na ponta da língua. As reformas não alteram a ideia da mudança, o que deve ser anunciado nos próximos dias, principalmente após a divulgação da pesquisa que a prefeitura encomendou para apresentar um raios-x do que pensa os sulanqueiros. Os dados estão saindo do forno e devem ser apresentados no mês de agosto.
Faltando um ano e dois meses para a eleição, dificilmente a tucana Raquel Lyra terá tempo para efetivar a mudança e será cobrada pelos adversários, que devem apresentar ideias sobre o que fazer pelo local. Dois deles, Zé Queiroz e Tony Gel, caso sejam realmente candidatos, já tiveram experiência de gestão e podem travar duelos de ideias com ela sobre o espaço. Mas ambos também não conseguiram mudar a Feira de local. Queiroz até tentou, mas após a compra de um terreno pelo governo do Estado e votações polêmicas na Câmara, enfrentou um imbróglio jurídico e o processo ficou travado. Ele disse que a mudança que não foi efetivada foi uma das frustrações do último mandato e recentemente voltou a defender que o Parque 18 de Maio não comporta mais a Feira.
Tony sempre que é indagado sobre o assunto diz que a prefeita precisa cumprir a promessa, mas evita entrar em maiores polêmicas. Outro crítico em relação à Feira no Parque 18 de Maio é o deputado estadual Erick Lessa. Ele também cobra o cumprimento da promessa de campanha e defende a mudança da Feira do local.
Os demais pré-candidatos também terão que apresentar propostas sobre o tema, e assim como foi em 2008 com o debate sobre as cancelas, 2012 sobre a permanência da Feira e 2016 sobre a transferência, a Sulanca deve superar a segurança e ser o tema em evidência no pleito de 2020. A conferir.
Confirmado…
Após especulações sobre a desistência do PSL em ter candidato a prefeito de Caruaru, o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, confirmou que o partido vai mesmo ter um nome para entrar na disputa pelo Palácio Jaime Nejaim. O suplente de deputado estadual Silvio Nascimento é o mais cotado.
…Na dúvida
Já o deputado federal Fernando Rodolfo disse que vai esperar para ter uma definição sobre se entra ou não na disputa pela prefeitura. Uma coisa é certa, ele não vai ser vice de ninguém, como foi especulado na cidade. Caso não seja candidato, ele pode compor com a prefeita Raquel, o deputado estadual Tony Gel ou o Delegado Lessa. Em Garanhuns, ele pode apoiar o nome indicado pelo atual prefeito Izaias Régis. O tempo dirá.
Mudança
Em virtude da necessidade de efetuar mais uma etapa das obras de requalificação da rua 15 de novembro, a Autarquia de Trânsito e Transportes de Caruaru – Destra – informa que, a partir desta sexta-feira (26), os dois pontos de ônibus que ficam em frente a sede da Câmara de Vereadores serão desativados temporariamente.Assim, esses pontos funcionarão da seguinte forma: um na rua Djalma Dutra e outro nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Conceição, ainda na rua 15 de novembro. As obras, fazem parte da primeira etapa da requalificação da rua 15 de novembro, com previsão de conclusão em Agosto.
Apoio a Allan Carneiro…
O deputado estadual, Delegado Erick Lessa (PP), durante participação ao programa Cidade em Foco, comandado pelo radialista Alberes Xavier, comentou o projeto político em construção do pré-candidato a prefeito Allan Carneiro em Santa Cruz do Capibaribe, além disso, o mesmo falou sobre a sua atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
…Elogios
Durante a entrevista, Lessa não polpou elogios ao ex-síndico do Moda Center, Allan Carneiro, que agora se coloca como pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe do Capibaribe. “Demonstrou como é ser um bom gestor, respeitando todas as pessoas e todos os lados, demonstrando que tem coragem de enfrentar dificuldades”, disse Lessa sobre Allan.
Base anacrônica
A base sindical do PT pernambucano nada aprendeu com o impeachment de Dilma nem com a prisão do ex-presidente Lula. Continua com o velho discurso de que a reforma da previdência “suprime direitos”, como se adiantasse ter “direitos” e nenhum dinheiro para assegurá-los. Breve consulta à governadora Fátima Bezerra sobre a quebradeira do RN faria bem a essa gente. As informações são de Inaldo Sampaio.
Apoio a André de Paula
Pré-candidato a prefeito de Caruaru, Raffiê Dellon, que foi candidato a vice-prefeito na eleição de 2016 na chapa de Tony Gel, lançou, ontem, o nome do presidente estadual da legenda, André de Paula, para disputar a Prefeitura do Recife. “É o melhor nome”, afirmou.
Fora do Podemos
Em carta ao diretório municipal do Podemos em Olinda, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, comunicou, a desfiliação do partido. Nas eleições municipais de 2016, Campos disputou a Prefeitura de Olinda pelo PSB e depois se transferiu para a legenda a qual estava filiado, indo ao segundo turno contra o Professor Lupércio, eleito prefeito. Até setembro, segundo ele, seu destino partidário será definido.