
O dia 2 de abril é marcado como internacional de conscientização sobre o autismo, e foi escolhido pelo vereador Fagner dos Animais (PDT) para realizar audiência pública e discutir sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. O edil foi o primeiro a realizar audiência pública para debater o tema, em 2018, e apresentou diversos requerimentos para melhorias nos serviços públicos municipais voltados para o TEA.
O encontro reuniu representantes das Secretarias de Educação, da Saúde, da Mulher, de Assistência Social, de Obras, da AMC, da OAB, do Conselho Tutelar, do Movimento Mães em Ação, do Iteac, do Mundo atípico, do Instituto SIS, além da pediatra Dra. Roberta Trigueiro, mães, pais e responsáveis de autistas, que contribuíram ativamente para o debate, trazendo as dificuldades que enfrentam diariamente para ter acesso aos serviços e atendimentos em estabelecimentos.
De acordo com Fagner, é preciso unir forças e ter mais empenho do poder Executivo para solucionar os problemas. “A demanda para atender as pessoas autistas e com outros transtornos é crescente. Precisamos ampliar o quadro de médicos especialistas que atendam estes casos e, também, as vagas para atendimento dos mais diversos tipos de terapias. Além disso, é preciso atividades, capacitação e inclusão para os autistas adultos, pois o atendimento é praticamente todo voltado para as crianças e os adolescentes. Os pais abordaram diversas questões que já cobramos à Secretaria de Saúde e de Educação, mas vamos continuar fazendo o nosso papel e intensificar as nossas ações, pois é preciso encontrar uma solução”, explicou.