A governadora Raquel Lyra (PSD) participou, nesta terça-feira (1º), da inauguração do novo centro tecnológico da multinacional EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A chegada da empresa ao estado reforça a posição de Pernambuco como polo estratégico de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico, com a expectativa inicial de geração de mais de 350 empregos diretos e indiretos — número que pode dobrar nos próximos dois anos.
Durante o evento, Raquel destacou os avanços na política de ciência, tecnologia e inovação do estado, além de comemorar os dados positivos do mercado de trabalho. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar e crescer nos arranjos produtivos de tecnologia”, afirmou.
O novo Service Delivery Center (SDC) da EY oferecerá serviços nas áreas de SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A escolha da capital pernambucana para sediar a unidade foi elogiada por representantes da empresa. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Aqui se construiu o maior polo de tecnologia do Brasil, graças ao trabalho conjunto da iniciativa privada, universidades, Governo do Estado e prefeitura. É um ecossistema vibrante e inspirador”, destacou Victor Guelman, sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil.
O contrato firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital é o maior já celebrado com o parque: R$ 44,5 milhões por quatro anos. Em paralelo à chegada da EY, o estado registrou, segundo dados do CAGED, a criação de 9.754 postos de trabalho com carteira assinada apenas no mês de maio, o que consolida o bom momento do estado na atração de investimentos e no fortalecimento do emprego formal.
