Evento marca o aniversário de 10 anos da Arena de Pernambuco

Lucas Medeiros - 17.05.2023 às 19:25h
(Imagem: Divulgação)

A Arena de Pernambuco, um dos principais equipamentos esportivos e turísticos do estado, completa 10 anos de existência no dia 22 de maio de 2023. Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Educação e Esportes, promove um evento especial, que contará com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), autoridades, convidados e imprensa.

A programação terá início às 13h, com a abertura dos portões. Às 14h, será realizada uma solenidade com a participação da governadora e dos secretários de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (Cidadania), de Educação, Ivaneide Dantas, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Em seguida, será apresentado o projeto do Centro de Formação Esportiva (CFE), uma iniciativa pioneira e inovadora que visa fomentar a prática de modalidades esportivas coletivas e individuais para crianças e adolescentes, oferecendo também educação, saúde e cidadania. É a primeira iniciativa dessa natureza em Pernambuco.

São 10 anos da Arena de Pernambuco. Um equipamento comparável com os melhores estádios do primeiro mundo. O Governo do Estado tem se esforçado para que a Arena não seja apenas um palco de grandes espetáculos de futebol e grandes eventos, mas também um espaço com ocupação. Com uso para esportes de rendimento para a nossa juventude, nossos estudantes, e a compreensão desse equipamento multiuso como pertencente ao povo pernambucano”, disse Daniel Coelho.

É uma alegria participar da festa em comemoração aos 10 anos da Arena Pernambuco. Nossa felicidade se torna ainda maior por anunciarmos o projeto do Centro de Formação Esportiva, iniciativa que vai transformar as realidades de crianças e jovens, promovendo, através da prática de esportes, a interação social e o cuidado com a saúde. A parceria com a Secretaria de Turismo nos proporciona a oportunidade de oferecermos um espaço extraordinário para os estudantes. Estamos no caminho certo: investindo nas crianças e jovens do nosso Estado e garantindo um futuro mais inclusivo e promissor para todos”, afirmou Ivaneide Dantas.

Tenho certeza que o CFE vai fazer a diferença na vida desses alunos e alunas, que vão poder aprender, se divertir, se expressar e se preparar para o futuro através do esporte. O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, que estimula valores como disciplina, respeito, cooperação, superação e saúde”, declarou Eduardo Loyo.

Às 15h, será assinado o acordo de cooperação e haverá apresentações culturais e esportivas. Logo depois, será feito o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos da Arena e da placa de lançamento do CFE. O evento será encerrado com um coquetel e entrega de brindes para os convidados.

Além da solenidade, o evento também terá uma programação esportiva, com as finais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de futebol. A primeira partida será às 14h30. A segunda partida será às 16h30. Os jogos contarão com a presença de torcedores.

CFE

O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando também educação, saúde e cidadania. A iniciativa beneficiará 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais. Além disso, o CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos entre outros.

Além disso, também serão ofertadas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar. Uma das condições para participar do CFE é estar matriculado na escola regularmente, assegurando assim o desenvolvimento integral dos beneficiados. O projeto também buscará a aceitação e a participação da comunidade do entorno, estimulando a integração social e o fortalecimento dos vínculos comunitários.