De acordo com estudo realizado com detalhes conduzido por especialistas na França, a vacinação contra a Covid-19 reduz em 90% o risco de se desenvolver uma forma grave da doença entre aqueles com mais de 50 anos de idade e também mostrou eficácia contra a variante delta, a que mais preocupa os cientistas.
“As pessoas vacinadas têm 9 vezes menos probabilidade de serem hospitalizadas, ou de morrerem de Covid-19, do que as pessoas não vacinadas”, afirmou o epidemiologista Mahmoud Zureik, diretor da estrutura Epi-Phare, que associa Assurance maladie (Cnam) à Agência de Medicamentos (ANSM), responsável pela preparação do relatório.
O estudo usou como a base a situação clínica de 11 milhões de pessoas vacinadas com mais de 50 anos de idade comparando com os resultados com outras 11 milhões de pessoas não vacinadas, entre 27 de dezembro de 2020 (quando as vacinações começaram na França) e 20 de julho.
Os autores do relatório, observaram uma diminuição de mais de 90% do risco de internação hospitalar, duas semanas após a segunda dose. Além disso também foi observado a eficácia dos imunizantes em relação à variante delta, no qual observou-se uma eficácia de 84% entre os maiores de 75 anos, e de 92%, entre aqueles na faixa de 50-74 anos.