Estudante da Rede Estadual é classificado para etapa final da Olimpíada Brasileira de Química

Mário Flávio - 25.04.2023 às 16:35h

O estudante João Victor Sales, de 17 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, foi classificado para a etapa final da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2022. Essa classificação ocorreu porque o jovem conquistou uma medalha de ouro na modalidade A, que envolve alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, na competição do ano passado. João Victor foi o primeiro aluno a conquistar uma medalha de ouro nessa modalidade e o único aluno do Brasil oriundo da rede pública estadual nos 28 anos de existência dessa competição a disputar uma vaga para participar de uma olimpíada internacional. A maratona de provas acontece no dia 20 de maio e será aplicada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

João Victor irá se submeter a cinco horas de exame com provas teórica e prática, envolvendo assuntos como química, físico-química, analítica, orgânica, inorgânica, entre outros. Ao todo, 15 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio do Brasil foram classificados para essa etapa da competição, sendo que apenas oito serão selecionados para participar de duas olimpíadas internacionais: a Olimpíada Internacional de Química, que acontecerá na Suíça, e a Ibero-Americana de Química, que será em formato remoto.

Segundo João Victor, as Olimpíadas de Química sempre foram encaradas como um desafio que o fez crescer como estudante e indivíduo, ampliando seus conhecimentos e suas oportunidades. “Comecei a estudar aos poucos. Inicialmente, com pouco interesse, mas fui me envolvendo cada vez mais até me identificar com a química de forma que jamais conseguiria fora desse projeto. Apesar desse processo ser intenso e bastante competitivo, não vou desanimar, pois já me sinto vitorioso em chegar tão longe. Por isso, vou sempre continuar estudando e lutando para crescer. Gosto de pensar que tudo isso seja apenas o começo e posso, assim como na olimpíada, crescer muito na minha vida”, salientou.