Estados e municípios têm até o dia 30 de janeiro para enviar dados de recursos da saúde

Mário Flávio - 11.01.2017 às 07:25h

Os estados e municípios brasileiros têm até o dia 30 de janeiro para entregar ao Ministério da Saúde os dados de receitas e despesas com ações e serviços públicos de saúde referente à 2016, para que não ocorra a suspensão do repasse de recursos para este ano.De acordo com a diretora de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Ana Wanzeler, o alerta merece atenção principalmente por parte dos novos gestores que assumiram as secretarias de saúde.

“O nosso alerta é para que os novos gestores fiquem atentos a esse prazo e também busquem aqui, junto ao Ministério da Saúde, junto a nossa coordenação, todas as informações e subsídios necessários para que eles possam ficar atentos e atendam a esse prazo”.

A coordenadora do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, Eridan Pimenta, afirma que os gestores terão todo o apoio do Ministério da Saúde.

“A gente tem o Disque Saúde, o 136; tem um suporte específico, tem uma equipe preparada para dar esse suporte no 136, opção 8 ou opção 6. Cai direto na equipe que dá esse suporte em relação ao SIOPS. Tem a equipe aqui do próprio departamento. A gente tem uma equipe com contadores e economistas que dão toda a orientação para fazer o preenchimento. A gente faz atendimento via telefone e por e-mail também” .

O SIOPS foi inaugurado em 1999, mas apenas em 2013 começou a ser obrigatório que os estados e municípios usassem a ferramenta para enviar dados para o Ministério da Saúde.