Embratur e Fornatur discutem campanha de verão para o Nordeste brasileiro

Mário Flávio - 01.09.2022 às 08:55h

A Embratur e representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) se reuniram nesta terça-feira (30/08), na sede da Agência, em Brasília. A pauta principal do encontro foram ações que visam aquecer a movimentação de estrangeiros na região Nordeste durante o verão 2022/2023.

Além do trabalho de promoção realizado pela Embratur em grandes feiras internacionais, campanhas publicitárias, entre outros mecanismos de atração para os destinos brasileiros, a Agência e a Fornatur debateram a possibilidade de promover uma campanha com investimento em conjunto com os nove estados da região focada neste período.

“O nosso Nordeste é de belezas incomparáveis, atrai turistas do mundo todo e está sempre presente nas diversas ações da Embratur”, afirmou o presidente da Agência, Silvio Nascimento. Ele reforçou que as iniciativas de promoção do Brasil no exterior estão provocando impacto positivo. “Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de visitantes internacionais em junho”.

No encontro, também foi abordado o momento de ascensão da malha aérea internacional, com o retorno dos voos diretos para a região Nordeste. Em julho de 2022, a conectividade do Brasil com o mundo operou novamente acima dos 70% dos números atingidos em 2019, com 3.751 voos registrados.

Além da discussão sobre uma campanha específica para o verão no Nordeste e o crescimento da malha aérea, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, apresentaram um balanço das ações desenvolvidas pela Agência ao longo do ano. Somente no 1º semestre, as iniciativas incrementaram R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil e geraram R$ 16,5 milhões em expectativa de negócios.

Ainda na reunião, os representantes da Fornatur entregaram à Embratur uma carta com as principais reivindicações do setor. Participaram do encontro vice-presidente do Fornatur e presidente da Emprotur/RN, Bruno Reis; a vice-presidente do Fornatur da Região Nordeste e presidente da PBTur, Ruth Avelino; o secretário de Turismo do Piauí/PI, Marcelo Costa; a superintendente de Turismo do Piauí/PI, Carina Câmara; a secretária de Turismo de Alagoas/AL, Caroline Balbino; a secretária executiva de Turismo do Ceará/CE, Denise Sá Vieira; o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia/BA, João Paolilo; a secretária de Turismo de Pernambuco/PE, Milú Megale; e o coordenador de desenvolvimento de Programas e Captação de Negócios Turísticos da Secretaria de Turismo de Sergipe/SE, Caio Lucas Medeiros.