Em visita à Funase de Abreu e Lima, Manoel Santos diz que internos vivem em situação desumana

Mário Flávio - 06.12.2012 às 13:25h

Durante visita dos deputados estaduais  à unidade da Funase de Abreu e Lima, Manoel Santos (PT) reforçou que são necessárias medidas para melhorar as condições dessa instalação. “Aqueles jovens vivem no submundo, em situação desumana, dormindo em colchões velhos, bebendo água sem tratamento, superlotados. Não há um trabalho educativo. Precisamos trabalhar conjuntamente com o Ministério Público, com as autoridades, para coibir essa desumanidade”, disse o parlamentar.

Acompanharam a visita membros do Ministério Público e do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Na sexta-feira(30) houve uma rebelião, que chamou a atenção do Parlamento Estadual. Durante a vistoria, os integrantes da Comissão puderam observar as consequências do conflito. Muitas celas foram queimadas. Salas destinadas ao serviço administrativo da unidade, totalmente destruídas. Além disso, no momento da rebelião, um dos jovens envolvidos foi assassinado.

A Comissão de Cidadania vai encaminhar um relatório da visita para o Governo do Estado, Poder Judiciário e Ministério Público. O documento vai conter fotos e depoimentos que apontam as deficiências da Funase, além de sugestões voltadas à melhoria do atendimento aos jovens. O MPPE fará uma requisição à diretoria da Funase para corrigir os erros observados. Segundo a direção da Funase, as demandas serão estudadas, mas ainda não haverá pronunciamento acerca de soluções ou prazos. Na unidade, que tem capacidade para abrigar 98 adolescentes, há 242 internos.