19 de setembro de 2013 às 08h25min - Por Mário Flávio

Com o intuito de informar, orientar e esclarecer as futuras mães quanto as principais questões que envolvem a gravidez, a Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Una está implantando a partir deste mês (setembro) o Programa “Gerar Vidas”. Esse programa orientará, através de um curso, as gestantes, tendo em vista que este é um período crítico onde apenas a assistência clínico-obstétrica não é suficiente para preparar a mulher para o enfrentamento de uma gestação.

“Esse é um período muito importante na vida de uma mulher, principalmente porque acontecem muitas mudanças internas e externas”, afirmou a Coordenadora da Atenção Básica, Keyse Raphaella Vieira. As aulas serão no auditório do Colégio Cônego João Rodrigues com encontros semanais. Serão duas turmas por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O objetivo principal do curso é contemplar conhecimentos e habilidades que favoreçam a gestação e o pós-parto, preparando a família para esta importante fase da vida, que é a gestação, visando reduzir a mortalidade materna e neonatal. As participantes foram escolhidas através da divisão de vagas igualitárias pelas nove unidades de saúde da Atenção Básica e PACS, tendo uma média de 4 vagas por unidade. Irão ser abordados pontos como hábitos alimentares na gestação, alterações psicológicas, importância da atividade física, tipos de partos e anestesias, amamentação, entre outros pontos.

Ao término do programa serão doados um enxoval para cada participante. Mais informações pelo telefone (81) 37350720.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro