21 de março de 2013 às 09h55min - Por Mário Flávio

O Prefeito Mário da Mota (PSB) assinou o convênio que garante a participação do município de Riacho das Almas no Garantia Safra. O programa, que é uma das ações do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar), é um cadastro que dá um seguro safra em dinheiro, para que o agricultor não tenha prejuízos se não obtiver sucesso na colheita caso não chova e o agricultor perca pelo menos 50% de tudo o que plantou.

Este ano, o valor repassado pela Prefeitura de Riacho das Almas ao Estado é de pouco mais de R$ 8 mil e o repasse total enviado pela Secretaria Estadual de Agricultura para o programa no município é de R$ 463 mil. O valor será dividido entre todos os agricultores cadastrados para o pagamento do benefício.

Segundo o Prefeito Mário da Mota, o Garantia Safra é uma maneira de dar aporte ao agricultor que perder a plantação por causa da seca: “É um investimento que protege o agricultor, e uma forma de diminuir o prejuízo, porque para plantar, o trabalhador rural também tem custos.” Ressaltou.

Em 2014, a projeção da Prefeitura de Riacho das Almas é que o Programa Garantia Safra seja ampliado no município e cadastre dois mil trabalhadores rurais em caso de fatores naturais que impossibilitem o sucesso na lavoura.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro