Em parceria com prefeituras, governo de Pernambuco apresenta projeto voltado a tratamento de resíduos

Jorge Brandão - 18.02.2022 às 20:25h
Foto: Reprodução/Internet

Mais de R$ 13 milhões serão investidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) na implantação de unidades de triagem, estação de transbordo e capacitação de catadores em seis municípios da Região Metropolitana do Recife. As cidades de Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca foram contempladas com os projetos voltados à melhoria do tratamento e destinação dos resíduos.

As estações de triagem são divididas em médio e pequeno porte. As de médio porte tem capacidade de processaR mais de 10 toneladas de resíduos por dia, contando com equipes de 136 pessoas cada. Serão instaladas em Abreu e Lima (2), Paulista (1), Cabo (2) e Ipojuca (1). Moreno e Araçoiaba terão uma unidade de pequeno porte, com capacidade de triagem de 3 toneladas diárias e recebendo uma equipe de 42 pessoas. No Cabo de Santo Agostinho também será instalada a estação de transbordo capaz de operar 192 toneladas de resíduos diariamente.

As prefeituras garantiram o terreno para instalação das unidades. À Seduh, cabe a garantia dos recursos para execução das obras e implantação dos equipamentos e realização dos cursos de capacitação. “Serão R$ 13,1 milhões investidos, valor que ainda pode ser aumentado. e teremos metas para estes recursos: um curso de formação para representantes de cooperativas de materiais recicláveis; construção de oito unidades de triagem e de uma estação de transbordo; aquisição de equipamentos como mesa de separação, esteira, prensa, empilhadeira, balança eletrônica, balança rodoviária e outros itens; e um curso de capacitação para os catadores das cooperativas de materiais recicláveis”, detalha o secretário Tomé Franca.

“Além de fornecer um ambiente melhor nos municípios, esses espaços trarão mais oportunidades para os trabalhadores. Uma grande oportunidade de gerar renda, de capacitação, de investimento no futuro para estas pessoas que dedicam a vida ao meio ambiente”, afirmou o secretário.

Para a secretária executiva de Políticas Urbanas, Simone Osias, a chegada das unidades melhorará a gestão de resíduos nas cidades. “Vai diminuir a pressão nos aterros sanitários e gerar renda, garantir dignidade aos catadores. É um projeto que não se encerra com a construção dos espaços, ele vai além ao capacitar as cooperativas para que operem os galpões baseadas em verdadeiros planos de negócios”, explicou.

O prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa, destacou a importância do projeto para o futuro das cidades. “Os danos causados pelo lixo demoram anos para serem percebidos e nós já estamos começando a perceber a conta da natureza com chuvas fora de época, por exemplo. Além de garantira a unidade de triagem, vamos atuar junto à Secretaria de Educação para que sejam incluídas no currículo dos estudantes aulas de ensino ambiental para que as crianças de hoje levem informações para os pais”, declarou.