Em nota, Instituto da Visão se defende

Mário Flávio - 09.05.2012 às 07:37h

Apesar de ainda não ter recebido o relatório da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), divulgado pela agência em coletiva, o Instituto da Visão de Pernambuco esclarece os seguintes pontos, com base no que foi publicado na Imprensa sobre o assunto:

1) O Instituto da Visão de Pernambuco prestou os esclarecimentos e colaborou todas as vezes que foi solicitado, abrindo a clínica e fornecendo informações e documentos para as autoridades competentes, inclusive a Apevisa.

2) O Instituto de Visão de Pernambuco mantém a mesma infraestrutura física desde a sua inauguração, em 2008, e teve licença de funcionamento emitida e renovada anualmente pela Vigilância Sanitária de Caruaru desde a sua abertura. Tal infraestrutura, bem como os todos os procedimentos adotados pela clínica sempre foram aprovados pelos órgãos de fiscalização.

3) Depois de ter identificado a suspeita de infecção ocular nas pacientes e de ter assegurado o tratamento adequado no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), no Recife (em 28/3), o Instituto imediatamente tomou a iniciativa no dia 29/3, de informar a Vigilância Sanitária de Caruaru. O objetivo foi dar a maior transparência possível ao caso e tomar todas as providências para a elucidação da intercorrência nos pacientes que realizaram cirurgia de catarata no dia 26/3/12.

4) O Instituto da Visão de Pernambuco solicitou a verificação das autoclaves, equipamentos utilizados na esterilização dos instrumentos cirúrgicos da clínica. A empresa responsável pela inspeção, certificada pela Anvisa, apresentou laudo atestando que os aparelhos estão calibrados e em plenas condições de utilização, atendendo a todos os parâmetros e padrões necessários à realização de uma esterilização adequada.

5) Desde o início da detecção da infecção até o presente momento, as pacientes e seus familiares têm recebido assistência e apoio necessários por parte Instituto da Visão de Pernambuco.

6) Tão logo tiver acesso ao relatório divulgado pela Apevisa, o Instituto da Visão de Pernambuco analisará as respectivas conclusões e tomará todas as providências cabíveis.