Em meio à falta de UTIs em PE, Anderson Correia volta a ressaltar habilitação do ICIA no SUS para ter novos leitos

Mário Flávio - 09.05.2024 às 18:11h

Nesta semana veio à tona a superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco que, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na noite da última sexta-feira (3), 98 pacientes, sendo 81 crianças e 17 bebês, estavam à espera de um leito de cuidados intensivos. Em meio a este cenário, o vereador Anderson Correia (PP) vem mostrando uma solução muito sólida em Caruaru, por meio do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA).

O parlamentar vem buscando habilitação do ICIA no Sistema Único de Saúde (SUS), o que faria a instituição conseguir ampliar os serviços, sobretudo o da UTI pediátrica, que dobraria o número de leitos em Caruaru e região, trazendo mais chances de cura do câncer em crianças e adolescentes, ou seja, aumentando a oportunidade de salvar vidas, oferecendo ainda mais apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.

“Desde o início do mandato, venho levantando essa bandeira da necessidade de habilitar o ICIA no SUS, justamente para aumentar o número de leitos de UTI pediátrica em Caruaru e região, numa estrutura pronta e nova que temos no Instituto do Câncer Infantil do Agreste. Essa é a hora do Poder Público entrar em cena para tirar essa questão do papel e tornar real este sonho, para dar mais chances de vidas serem salvas”, destacou Anderson.