Em cúpula com presidentes da região, Lula sugere medidas econômicas para integração da América do Sul

Lucas Medeiros - 30.05.2023 às 14:25h

Do Poder360

(Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou nesta terça-feira (30) uma série de propostas econômicas a serem discutidas pelos presidentes de 11 dos 12 países da América do Sul em reunião realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília. O chefe do Executivo voltou a falar sobre “estabelecer uma unidade de referência comercial para diminuir a dependência de moedas extrarregionais”.

Na prática, Lula quer reduzir a influência do dólar na região, medida que ajudaria principalmente os países em crise, como a Argentina.

O presidente também sugeriu usar a poupança de bancos de desenvolvimento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em projetos na região.

Em sua fala, Lula defendeu a retomada da União das Nações Sul-americanas (Unasul) como foro que pode fortalecer a região e pediu que os países deixem divergências políticas de lado em prol da construção de uma identidade regional.

A reunião começou por volta das 10h40. Lula discursou ao abrir a reunião. Sua fala foi transmitida publicamente. Todos os outros presidentes também discursarão na 1ª parte do encontro, que não será transmitida.