O prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), viajou neste domingo (02) para participar do Cuba Salud 2012 – Convenção Internacional de Saúde Pública que será realizada entre os dias 03 e 07 de dezembro em Havana. O socialista foi um dos quatro prefeitos eleitos convidados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para representar o Brasil no evento e retorna ao Recife já na terça-feira.
Geraldo vai aproveitar a viagem para discutir com o ministro Padilha o apoio da União para a execução do seu Programa de Governo na área de saúde. “Tenho a certeza que a presidente Dilma Rousseff não irá se furtar de nos ajudar a cumprir aqueles compromissos que firmamos na campanha eleitoral. O Governo Federal será nosso parceiro na construção das Upinhas, das UPAs Especialidades e do Hospital da Mulher”, asseverou o futuro prefeito.
Geraldo vai cumprir dois dias de programação na capital cubana. Hoje ele participa de uma reunião com o ministro da Saúde Pública de Cuba, Roberto Morales Ojeda, e depois faz uma visita técnica a equipamentos de saúde ao lado da comitiva brasileira. À tarde ele prestigia a abertura da Cuba Salud, no Palácio de Convenções de Havana. Na terça-feira, ele assiste a palestra do ministro Alexandre Padilha sobre o SUS.
O evento é promovido pelo Ministério da Saúde Pública de Cuba e vai reunir especialistas de todas as partes do mundo para discutir os desafios e apresentar soluções para os gargalos enfrentados no atendimento à população. Margaret Chan e Mirta Rose Periago, diretoras gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPS), respectivamente, já confirmaram presença. Mais de 30 ministros da Saúde dos cinco continentes participam da convenção