1 de maio de 2013 às 10h55min - Por Mário Flávio

20130501-102716.jpg

Durante o Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta, 01 de maio, entidades comemoram a data e destacam a importância de lutar pelos direitos dos trabalhadores em diferentes segmentos. Em Caruaru, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTRACON) preparou uma programação festiva ba sede da entidade, no bairro São Francisco. Em conversa com o blog, o presidente do sindicato, José Henrique, falou sobre a relevância histórica da data.

“Todo ano o SINTRACON comemora o Dia Internacional dos Trabalhadores. Esse é um dia histórico que serve para reunir trabalhadores do mundo inteiro para cobrarem seus direitos junto à constituição. Esse dia representa a luta por um país mais independente e nosso sindicato convoca não só os trabalhadores da construção, mas os da limpeza urbana, mototaxistas, atendentes de telemarketing, para comemorarmos juntos o nosso dia e também cobrar de prefeitos e do governo federal melhores condições de trabalho, na saúde e na educação”, explicou o presidente.

Já sobre a possibilidade de estabelecimentos que planejem abrir no feriado, José Henrique explicou que durante o período que antecede a data geralmente há solicitações. “Como as empresas querem mais horas para finalizar serviços rápido, é claro que quando chega o feriado, há empresas que procuram convencer os trabalhadores de não aproveitar o feriado com a justificativa de haver compensação depois. Mas nós não permitimos isso. Fica complicado liberar os trabalhadores para trabalharem logo no dia deles. Já em outras datas nós temos aceitado compensações e trocas, como é o caso de datas que podem ser emendadas com um feriadão”, completou.

As atividades festivas, iniciadas nesta manhã, incluem cantoria, forró pé-de-serra e palestra com o sindicalista Luis Falcão, sobre a importância do dia 1º maio. Em seguida um bingo será realizado para arrecadar fundos para a construção da Casa de Campo do Sintracon, em Serra Velha. A programação com apoio do Movimento Luta de Classes e de outros sindicatos filiados ao SINTRACON.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro