14 de março de 2016 às 07h07min - Por Mário Flávio

MPPE

Com o objetivo de buscar uma atuação mais integrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política de Assistência Social com as instituições do Sistema de Justiça, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, em parceria com os conselhos de classe de Serviço Social (CRESS) e de Psicologia (CRP), promovem o Seminário Regional Sistema de Justiça e SUAS – Ações integradas. O encontro será no dia 15 de março, das 9h às 16h, na Faculdade ASCES, em Caruaru.

O Encontro de Caruaru dá início a uma série de seminários regionais sobre o tema que o MPPE e os parceiros irão promover nas circunscrições ministeriais. A inciativa visa melhorar o entendimento das atribuições institucionais do Sistema de Justiça e do SUAS, que convergem em várias situações.

Gestores municipais de assistência social, promotores e técnicos da Justiça e integrantes dos conselhos de classe dos 26 municípios do Agreste Central podem se inscrever aqui para o evento.

O encontro inicia às 9h, com um painel que detalhará a estrutura normativa do SUAS e apresentará sugestões para melhorar os fluxos entre o Sistema de Justiça e a Assistência Social, em seguida será aberto espaço para debate. Durante o painel serão abordados os temas: A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, cujo palestrante será o promotor de Justiça Marco Aurélio Farias da Silva, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caop Cidadania) do MPPE; Fluxograma do Atendimento Protetivo, pela secretária-executiva do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) do Recife, Ana Farias; e Regionalização e Reordenamento da Média e Alta Complexidade, pela secretária executiva de Assistência Social do Governo de Pernambuco, Ana Célia Farias Cabral.

No período da tarde, serão realizadas oficinas temáticas para sistematizar as principais demandas levantadas pelos municípios. Os temas das oficinas serão: Serviço de acolhimento para criança e adolescentes e Serviço de família acolhedora; Serviço de acolhimento para pessoas idosas; Serviço de acolhimento para adultos e pessoas com deficiência (residência inclusiva); e Um debate sobre ética profissional (CRP e CRESS).

O evento ocorrerá no Campus II da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), localizada na avenida Portugal, 584, bairro Universitário, Caruaru.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro