Levantamento produzido pelo Instituto Opinião com exclusividade para o Blog do Magno apontou que o vice-governador João Lyra Neto (PDT) lidera as intenções de votos entre os eleitores de Caruaru, Agreste do Estado, para uma disputa pelo Governo de Pernambuco. João Lyra é o candidato preferido de 38,8% dos caruaruenses entrevistados, seguido pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), com 16%, e do deputado federal João Paulo (PT), que registrou 6,5%.
A lista tem continuidade com o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) em quarto lugar, com 5,2%, seguido pelo ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), com 1,3%, e, por último, aparece o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), com 1%. Brancos e nulos somam 8,7%; indecisos, 22,5%.
O vice-governador lidera entre o eleitorado masculino (41,3%), entre os que possuem de 16 a 24 anos (43,3%), com grau de instrução até a quarta série (43,5%) e com renda familiar de até um salário mínimo (43,3%). Sua maior rejeição encontra-se entre as mulheres (37,1%), entre os que possuem idade acima dos 60 anos (30,8%), que possuem ensino superior completo (32,1%) e que recebem de três a cinco salários mínimos (35,6%).
O senador aparece melhor entre o eleitorado do sexo masculino (19,1%), que possui idade entre 45 e 59 anos (23,6%), com ensino superior completo (21%) e mantém o índice entre os que recebem de um a três, de três a cinco e acima de cinco salários mínimos (16,7%). Os índices caem entre as mulheres (13,5%), entre eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (11,2%), que estudaram até a quarta série (13,2%) e que recebem até um salário mínimo (12,5%).
O Instituto Opinião ouviu 600 eleitores caruaruenses entre os dias 3 e 4 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
METODOLOGIA – Foram aplicados 600 questionários entre os dias 3 e 4 de agosto, com margem de erro de quatro pontos percentuais, para baixou ou para cima. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
As entrevistas foram realizadas por duas equipes de entrevistadores, devidamente treinadas para abordagem desse tipo de público; supervisionadas pelos coordenadores de campo da Opinião – Pesquisas Sociais Ltda.
As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: Agamenon Magalhães, Alto do Moura, Boa Vista I e II, Caiucá, Cedro, Centenário, Centro, Cidade Jardim, Divinópolis, Indianópolis, Inocoop, Jardim Panorama, João Mota, José Carlos de Oliveira, Kennedy, Loteamento José Liberato.
E ainda: Luiz Gonzaga, Maria Auxiliadora, Maria Goreth, Maurício de Nassau, Monte Bom Jesus, Nova Caruaru, Petrópolis, Rendeiras, Riachão, Salgado, Santa Rosa, São Francisco, São João da Escócia, Universitário, Vassoural e Vila Padre Inácio.
Na zona rural, com os moradores de Cachoeira Seca, Juá, Lajes, Murici, Rafael e Terra Vermelha.