24 de outubro de 2013 às 08h25min - Por Mário Flávio

Por Uma Nova Cultura Política para o PT em Caruaru

MANIFESTO

Presidente do PT de Caruaru – Adilson Lira nº 540
Chapa ao Diretório Municipal de Caruaru nº 640

Companheiras e Companheiros Partidários e Sociedade Caruaruense

Desde o início da década de 1980 que Caruaru e o Brasil vêm passando por sucessivas transformações estruturais. Verdadeiras revoluções políticas.
Estas transformações em nosso país tiveram seu ápice quando vimos o primeiro operário em nossa história pátria ascender à condição de presidente da república.

Neste mesmo diapasão, outra revolução cultural possibilitou a que uma mulher assumisse a presidência da república, fato inédito em toda a nossa história. Os nomes já estão no imaginário de toda a população brasileira: Lula e Dilma.
Por seu lado, não há como negar, transformações possibilitaram desde a década de 1980 do século passado, que nosso município entrasse definitivamente na rota de uma modernização mediante forças progressistas que até hoje pontuam a política em nossa cidade.

Paralela e simultaneamente, Caruaru sofreu nos últimos 20 anos uma grande transformação econômica que o colocou, definitivamente, na condição de um pujante Polo de Desenvolvimento Econômico. Tanto é que o município passou a ser o maior PIB do interior do nosso estado, além de ser o sexto de Pernambuco, estando entre os 25 municípios que concentram 79% do PIB estadual.

O PT – Partido dos Trabalhadores, por seu turno, vem operando como um protagonista político em todo este período, desde o âmbito municipal até o nacional. Deste modo e ante sua própria realidade e àquela que condiciona sua existência tanto nacional como estadual e municipalmente, o PT em Caruaru precisa, naturalmente, ajustar sua realidade interna ao contexto em que opera, possibilitando erguê-lo à equivalência e complexidade dos desafios postos e gerar seu empoderamento para oferecer opção à sociedade caruaruense, com respostas à altura de suas necessidades de progresso e evolução a outros patamares de desenvolvimento, onde o inalienável compromisso com o bem estar do povo esteja em primeiríssimo lugar.

Foi levando em conta tudo isso que, ao longo dos últimos meses, tivemos um intenso e dinâmico diálogo com todas as tendências, coletivos e grupos que se organizam internamente ao PT de Caruaru, na busca da tão almejada unidade partidária, evidentemente respeitando as diferenças. O que antes parecia pura utopia, temos agora, como realidade decisivamente conseguida.
Por isso, a candidatura a presidente de Adilson Lira e uma chapa ao diretório municipal unitária, revela o amadurecimento fundamental dos que fazem o PT em Caruaru. Homens e Mulheres valorosos(as).

Nossa unidade é uma contribuição exemplar ao PT, partido cujo PED tem ensejado, muitas vezes, ambientes radicalizados em oposições mútuas, deletérias e fratricidas à unidade partidária. Agindo como agimos nos últimos meses, consideramos haver ofertado ao PT, à sociedade em Caruaru e aos parceiros e aliados políticos uma prova cabal da inauguração de uma NOVA CULTURA POLÍTICA. Ela se firmará dentro do PT e na busca de manter a Frente Popular em Caruaru e o diálogo franco e maduro, agora fortalecido, com todos os segmentos políticos em nosso município.

Caruaru-PE, outubro de 2013.
Assinam as tendências e grupos que formam o PT de Caruaru:
• Articulação de Esquerda
• Construindo um Novo Brasil
• Democracia Socialista
• Esquerda Marxista
• Mensagem ao Partido
• Movimento de Ação e Identidade Socialista
• Movimento Rural
• Semeando Estrelas


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro