Eleições no Recife têm oito candidatos a prefeito

Mário Flávio - 16.08.2024 às 20:30h

As eleições municipais de 2024 no Recife têm oito candidatos a prefeito registrados na Justiça Eleitoral para a disputa. O atual prefeito, João Campos (PSB), busca a reeleição, enquanto sete opositores tentam impedir que isso se concretize.

Dani Portela (PSOL)

A deputada estadual é candidata a prefeita pela primeira vez.

Daniel Coelho (PSD)

Apoiado pela governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho é candidato a prefeito pela terceira vez. Filiou-se ao PSD neste ano, após seis anos no Cidadania.

Gilson Machado (PL)

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro do Turismo é candidato a prefeito pela primeira vez. Em 2022, disputou a eleição para o Senado, mas ficou em segundo lugar.

João Campos (PSB)

O atual prefeito tenta a reeleição para fazer o PSB chegar a 16 anos no poder, o que seria um feito inédito para um partido no Recife desde a redemocratização. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ludmila (UP)

Ludmila Outtes é presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe) e coordenadora do Movimento Luta de Classes (MLC). A candidata é filiada ao Unidade Popular, o partido mais recente criado no Brasil.

Simone Fontana (PSTU)

É candidata a prefeita do Recife pela segunda vez. Em 2016, perdeu a disputa. Formada em Pedagogia, Simone Fontana trabalhou na rede estadual e municipal de educação.

Tecio Teles (Novo)

Ex-chefe de gabinete da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), Tecio será o segundo candidato a prefeito do Recife da recém-história do Novo. Ele tem 34 anos e é advogado.

Victor Assis (PCO)

Victor Assis tem 29 anos e milita no Partido da Causa Operária desde 2015. O candidato é jornalista, colunista e editor do Diário Causa Operária. Em 2020, ele se candidatou à prefeitura, mas teve o pedido de registro negado pela Justiça Federal por falta de representação do PCO na cidade.