6 de outubro de 2012 às 16h57min - Por Mário Flávio

O processo eleitoral em 2012 trouxe como principal surpresa o recadastramento dos eleitores para utilizar o sistema biométrico, uma tecnologia que permite identificar o eleitor por meio de suas impressões digitais. O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que este novo  recurso possibilitará uma votação mais ágil e com uma projeção de segurança de dados mais precisa. Este ano, o voto biométrico será utilizado por aproximadamente 7,7 milhões de pessoas em 299 municípios. Caruaru é um dos onze municípios pernambucanos incluídos no recadastramento biométrico e a consequência disso é que 185.946 eleitores estão aptos para votar este ano, o que representa uma redução de 10.706 eleitores, em relação ao número de 196.655 pessoas inscritas em 2010, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ainda assim, esse número corresponde a uma média de abstenção histórica nas últimas eleições.

Já nos próximos pleitos, estaduais e federal, a projeção é de que o número eleitores recadastrados seja atingido completamente e Caruaru pode inclusive projetar as eleições em segundo turno, com a possibilidade de o número de eleitores atingir os 200 mil. Mas, desta vez, as eleições ficam no primeiro turno e o eleitorado da Capital do Agreste se divide em três zonas eleitorais – 41ª, 105ª e 106ª, que somam 621 seções eleitorais, distribuídas por sua vez, em 112 locais de votação.

Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE, clicando no link Título e Local de Votação. Abaixo, o blog apresenta os dados das três zonas eleitorais de Caruaru.

41ª ZONA ELEITORAL

Esta zona corresponde especificamente às localidades da área rural em Caruaru, conta com 102 seções eleitorais e 47 locais de votação. Para este ano, há 29.806 eleitores cadastrados da zona rural, algo curioso para as eleições na Capital do Agreste, pois o histórico de disputas no município aponta uma participação decisiva do eleitorado rural na cidade. No entanto,  antes do recadastramento biométrico, havia cerca de 33 mil eleitores registrados na zona rural. No entanto, segundo a previsão do próprio  fórum do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Caruaru, essa redução nos números do recadastramento já era esperada, por corresponder aos eleitores ausentes nas últimas eleições. A 41ª zona eleitoral contra com os trabalhos do juiz Pierre Souto Maior e do promotor Ronaldo Roberto Lira, e o cartório é chefiado por Marcelo Henrique Beltrão. O telefone de contato com o departamento é (81) 3701-1551.

105ª ZONA ELEITORAL

Esta é a maior zona eleitoral do município e conta com 91.115 eleitores recadastrados, distribuídos entre 282 seções eleitorais e 31 locais de votação. Nessa zona, houve redução de cerca de 5 mil eleitores. Neste setor, o Colégio Municipal Álvaro Lins é o que apresenta o maior colégio eleitoral de Caruaru, com 20 seções eleitorais. Chefiado por Onássis Araújo, o cartório da 105ª conta com os trabalhos do juiz Jefferson Félix e do promotor Keiller Toscano. O contato com essa zona eleitoral é (81) 37011509.

106ª ZONA ELEITORAL

Esta zona conta com 65.129 eleitores, divididos em 237 seções eleitorais, entre 32 locais de votação. O número de eleitores recadastrados representa uma redução de quase 5 mil eleitores, já que nas últimas eleições havia cerca de 70 mil eleitores inscritos nesta zona eleitoral. Um dos locais de votação deste setor é a Câmara Municipal, que este ano passa por uma reforma física, o que, no entanto, não impedirá a sede do legislativo de funcionar normalmente com suas respectivas 5 seções eleitorais. Chefiado por Adriana Santos, o cartório da 106ª conta com os trabalhos do juiz José Tadeu dos Passos e da promotora Gilka Miranda. O número de contato com essa zona eleitoral é (81) 37011559.

Acesse o vídeo abaixo para saber mais informações sobre o local de votação e documentos necessários para votar.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro