Eleição do PT de Caruaru terá campanha visceral

Mário Flávio - 16.07.2019 às 01:04h

A briga no PT de Caruaru promete ser intensa nos próximos dias que antecedem a eleição para presidência do partido na Capital do Agreste. O Processo de Eleição Democrática (PED) acontece no mês de setembro. De um lado, o ex-presidente da sigla na cidade, Adilson Lira, que vai brigar para voltar ao comando da legenda aqui no município e do outro o assessor do vereador Daniel Finizola, Leonardo Bulhões, que vai tentar chegar à presidência pela primeira vez.

Nos bastidores, as duas prováveis chapas já trocam farpas e tentam mostrar que têm apoio dos filiados ao Partido dos Trabalhadores na cidade. Nos últimos dias o que vimos foi uma troca intensa de acusações de ambos os lados, mostrando que teremos, após alguns anos, uma eleição visceral no Partido dos Trabalhadores.

Adilson Lira tentar voltar ao comando da legenda e mostrar que tem maioria de filiados aqui no partido. Foi assim que ele elegeu Renato Carvalho, um presidente que é motivo de críticas dos opositores. Eles dizem que o mandato deixa a desejar do ponto de vista de crescimento do partido, reclamam da falta de ações para movimentar o PT e cobram vida orgânica na sigla.

Por outro lado, Renato e Adilson conseguiram ter uma relação com o deputado estadual José Queiroz e com o deputado federal Wolney Queiroz, no qual o PT teve destaque nos dois últimos governos de Zé, o comando de duas secretarias, uma delas, Participação Social, comandada pelo próprio Leonardo Bulhões. Se Adilson for eleito presidente da legenda mais uma vez, tende a levar o PT para o palanque de Queiroz no ano que vem, isso se tiver garantias de uma chapa forte na eleição para vereador e espaços num futuro governo do pedetista.

Já os liderados por Leonardo Bulhões pregam uma renovação na legenda e garantem que o partido em Caruaru vive uma situação de inércia, prometem uma revolução na legenda. Também acusam os filiados do partido que apoiam Adilson Lira de fazer jogo duplo e alguns servir ao governo da prefeita Raquel Lyra, que é filiada ao PSDB.

A última eleição no PT que tivemos em Caruaru com uma grande disputa foi o pleito disputado entre Rogério Meneses e Louise Caroline. Na época, Rogério venceu, mas ambos travaram uma eleição duríssima, que foi decidida praticamente voto a voto e é o que deve acontecer de novo na eleição do PT desse ano em Caruaru.

Aliados em potencial devem travar uma luta de bastidores também pelo apoio de políticos ligados ao partido dos trabalhadores que contam com mandatos eletivos, seja na esfera estadual ou federal. Nesse contexto, Leonardo Bulhões leva uma certa vantagem em relação a Adilson Lira.

Ele tem, por exemplo, o apoio da deputada federal Marília Arraes e provavelmente também do senador Humberto Costa, ambos que ocupam lugar de destaque, além de contar com apoio da deputada Estadual Teresa Leitão, que é aliada de primeira ordem do vereador Daniel.

Por outro lado, Adilson Lira conta com apoio maior nas bases petistas e nas duas últimas eleições no processo democrático eleitoral do PT, levou vantagem, contando, por exemplo, com apoio de lideranças ligadas a Oscar Barreto, que ocupa a vice-presidência estadual do PT, e também dirigentes do partido que ocupam funções de destaque no governo Paulo Câmara.

Adilson Lira sempre defendeu a unidade e a volta do PT a Frente Popular e esse será um dos motes da sua campanha. As duas chapas têm coisas em comum, lutam contra o governo de Jair Bolsonaro, defendem a bandeira do Lula Livre, e querem aproveitar a simpatia dos Caruaruenses pelo partido, já que no segundo turno da eleição de 2018, Jair Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad, aqui em Caruaru. O PT também obteve vitórias importantes nas eleições de 2014 e 2010 com Dilma Rousseff e 2006 com o ex-presidente Lula.

Mas após essa eleição, o que veremos será um PT mais dividido ainda em Caruaru. A conferir.

Candidatura própria?

Aliados do Partido dos Trabalhadores têm posições distintas sobre candidatura própria. Leonardo Bulhoes defende publicamente essa intenção, mesmo sem citar quem seriam os nomes. Já Adilson Lira tem uma tendência a apoiar o nome do deputado estadual Zé Queiroz para entrar na disputa. A treta é grande.

Aposta na zona rural

A Prefeitura de Caruaru realiza a partir desta terça-feira (16) a campanha “Zona Rural Mais Forte”. As comunidades do quarto distrito receberão diversos serviços, como: distribuição de água em carro pipa; vacinação de bovinos; aração de terra; silagem e recuperação de estradas. Além disso, a Ame Animal estará oferecendo na Associação dos Produtores de Batatinha de Caruaru (APROBACA), em Serrote dos Bois: consultas veterinárias; medicação e vacinação de animais; trabalho educativo e de orientação ao combate às zoonoses e ao abandono de animal. A iniciativa segue até a sexta-feira (19), sempre das 9h às 16h.

Quer mudar a tradição

A aposta de ações na Zona Rural tenta reverter uma situação histórica. Sempre por lá o deputado estadual Tony Gel leva vantagem. Além dessa ação que começa nesta terça-feira, o São João na Roça é um exemplo da tentativa de Raquel Lyra em reverter essa situação.

Defesa dos deputados do PSB

Os deputados objetos de processo no PSB têm até 10 dias para suas defesas junto ao Conselho de Ética. O parecer do presidente Alexandre Navarro vai à votação por um colegiado amplo, o diretório nacional, e não pela executiva nacional. Tem parlamentar afirmando que não aceitará nenhum tipo de punição, nem mesmo advertência. Problemão para o partido.

Posse na Facepe

O governador Paulo Câmara assinou a nomeação e empossou o novo presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá. O chefe do Executivo estadual destacou a importância da instituição e o esforço para unir os representantes da sociedade civil em favor do desenvolvimento da pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Currículo

Jucá é professor do Departamento de Engenharias Civil e Ambiental da UFPE e trabalha na área de infraestrutura urbana, resíduos, energia e bioenergia. Já presidiu o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP), entre 1995 e 1998, e entre 2005 a 2010 foi diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mudanças no trânsito…

A Destra informou que a partir desta terça-feira (16) haverá uma interdição na rua 14 de Julho, onde será realizada uma obra de pavimentação até a quinta-feira (18) e consequentemente os ônibus da linha Tabosa vão sofrer alterações na rota. 

…Linhas de ônibus

As linhas 104 (Bairro Petrópolis / Via Jardim Liberdade), 410 (Vassoural /Via Santa Rosa), 420 (Santa Rosa/Via Vassoural), 431 (Bairro Agamenon/Via Pitombeira), 432 (Bairro Agamenon/Via HRA) e 433 (Bairro Agamenon via Rodoviária) , vão seguir pela avenida José Rodrigues de Jesus, em seguida segue o fluxo de retorno pelas ruas  José Francisco de Almeida,  Olavo Bilac e Barão de Suassuna, retornando para a Avenida José Rodrigues de Jesus sentido subúrbio/centro.