Após uma manobra e aproveitar a viagem do presidente da Comissão de Constituição e Justiça para aprovar a antecipação da Eleição da Mesa Diretora da Assembleia, o presidente Álvaro Porto (PSDB), deve marcar a eleição para essa terça-feira (14), para o biênio 2025/2026.
A Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado João de Nadegi (PV) foi aprovada por unanimidade no último dia 7. Há nos bastidores a especulação de que poderia ter disputa pela primeira secretaria, hoje ocupada pelo deputado Gustavo Gouveia (SD).
Mas já tem nomes especulados para entrar na disputa, não necessariamente a primeira secretaria, entre os quais Fabrízio Ferraz (PP), Claudiano Filho (PP), France Hacher (PSB) e Aglailson Filho (PSB). O horário da votação está previsto para as 11h, até porque a quarta-feira (15) é feriado e os parlamentares querem ir para as suas bases o mais rápido possível.
É bom lembrar que boa parte dos deputados estaduais estavam em Fortaleza, participando da 26ª Conferência da Unale e, certamente, foi longe dos holofotes de Pernambuco que o presidente da Alepe deu início às conversas. Mas só na tarde deste domingo os demais parlamentares começaram a receber as mensagens.
Esta segunda-feira será de muita discussão, embora, como já foi dito, a antecipação teve apoio unânime no plenário. Dificilmente haverá tempo para qualquer tentativa do Palácio interferir nessa eleição, até porque, em fevereiro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi considerada derrotada coma eleição do correligionário Álvaro Porto. A conferir.