A Secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Fundação de Cultua e Turismo e a Associação de Terreiros de Caruaru, planejou uma série de ações para promover a 1ª Semana da Consciência Negra, entre 20 e 24 de novembro, e um dos principais destaques da programação será a 2ª Caminhada dos Terreiros de Caruaru, que traz o tema “Pelo Respeito às Diversas Manifestações Religiosas e Pela Igualdade Racial”. A secretária da Mulher, Elba Ravane, explicou ao blog que as ações foram planejadas há mais de um mês e que reflete um período de reflexão que não é pensado apenas pelo poder público.
“A Semana de Consciência Negra promove a valorização da diversidade e ações de igualdade social, nosso objetivo é dialogar com a sociedade caruaruense colocando em pauta a discussão o combate ao racismo, a intolerância religiosa e políticas públicas específicas. Para isso, a gente já vinha planejando há mais de um mês a programação desta semana, que foi organizada também com a Associação de Terreiros de Caruaru, o que mostra que não é algo que foi pensado só pelo poder público, mas junto com representantes da população negra”, explicou Elba.
Além da Caminhada dos Terreiros, outras ações previstas para Caruaru são: exposições; feira de comidas típicas, rodas de capoeira, de samba e manifestações religiosas do campo cultural afro-brasileiro. Com essas atividades, pretende-se dar visibilidade aos terreiros e resgatando a identidade negra e suas manifestações culturais na cidade. Além da programação da secretaria, estudantes universitários também estão promovendo a 1ª Caminhada pela Consciência Negra em Caruaru.
Confira a programação
I Semana da Consciência Negra
20/11/2012 (terça) – Debate sobre a discriminação racial e a intolerância religiosa em Caruaru – Abertura da semana da consciência negra. Horário: 19hs – 22hs. Local: Museu do Barro.21/11/2012 (quarta) – Início da Exposição da tradição cultural e religiosa de matriz africana – Galpão da Estação ferroviária. Horário: 14hs – 22hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
Apresentação de Maracatu do Grupo Pró-Jovem. Horário: 16hs – 17hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
Apresentação de uma Roda de Jurema. Horário:
20hs – 23hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.22/11/2012 (quinta) – Início da Exposição da tradição cultural e religiosa de matriz africana – Galpão da Estação ferroviária. Horário: 14hs – 22hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
Apresentação de Roda de Capoeira. Horário: 18hs – 20hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
Apresentação da Mazuca do Alto do Moura. Horário: 20hs – 22hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
23/11/2012 (sexta) – Início da Exposição da tradição cultural e religiosa de matriz africana – Galpão da Estação ferroviária. Horário: 14hs – 22hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
Apresentação Cultural do Boi Tira-Teima. Horário: 16hs – 18hs. Local: Pátio da Estação Ferroviária em frente ao Galpão.
Apresentação de Roda de Samba. Horário: 20hs – 23hs. Local: Galpão da Estação Ferroviária.
24/11/2012 (sábado) – II Caminhada de terreiros de Caruaru – pelo combate a todas as formas de preconceito e discriminação – Concentração 14hs.
Momento Inter-religioso.
Ajeum.
Celebração de Jurema.
Encerramento: Apresentação do Boi Tira Teima.