Editorial – Sentimento dos deputados é de vitória de Rodrigo Novaes

Mário Flávio - 23.05.2023 às 08:43h
Foto: Reprodução/Internet

O blog ouviu alguns deputados de situação e oposição e a maioria foi unanime sobre uma possível vitória de Rodrigo Novaes (PSB) sobre Joaquim Lira (PV) na luta pela indicação da Assembleia para a vaga da Assembleia Legislativa ao Trubunal de Contas. Novaes, apesar de ser do PSB, conta com apoio público até de Raquelzistas, como é o caso do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB).

O Palácio do Campo das Pricesas atua pesado para que aconteça uma reviravolta e Lira vença a eleição e vai ter até a tarde para convencer aos indecisos ou até mesmo virar votos. Os candidatos serão sabatinados pela manhã e a votação secreta acontece na parte da tarde. Lembrando que o indicado assume a vaga de Teresa Duere, que anunciou aposentadoria.

De início, Raquel queria a indicação de uma mulher para a vaga, o nome da deputada Débora Almeida (PSDB) foi anunciado, mas como a candidatura não foi inviabilizada o governo desistiu da aposta e a ex-prefeita de São Bento do Una jogou a toalha. Lembrando que a votação abre uma vaga para um suplente e essa situação também é estratégica.

Se Joaquim Lira vence, a vaga vai para o ex-deputado Odacy Amorim (PT), de Petrolina, que assume e reforça o time do sertão. Sem falar que o ex-prefeito de Petrolina é opositor a Miguel Coelho, que disputou o governo contra Raquel Lyra e vem fazendo cobranças públicas da tucana sobre diversos assuntos do cotodiano da população.

Do outro lado, se a vitória for de Rodrigo Novaes a vaga vem para o Polo de Confecções. Diogo Moraes (PSB) volta para a Assembleia e reforça o quadro no Agreste. No entanto, ele é um socialista histórico e tem muito mais afinidades com o PSB que o próprio Novaes, recém chegado ao partido na gestão de Paulo Câmara, quando atuou como secretário de Turismo. A guerra fria entre Raquel e João Campos segue acontecendo e vamos trazer o resultado e os desdobramentos durante o dia.

Nomeação…

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta segunda-feira (22), o maior ato de nomeação de candidatos aprovados em concurso público para professores da rede estadual dos últimos dez anos. A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial do Estado, onde estão divulgados os nomes de 2.907 docentes. A posse dos candidatos aprovados poderá ocorrer até o dia 21 de junho e eles estarão em sala de aula até 20 de julho. 

Resposta

A nomeação foi uma resposta da tucana aos professores que lotaram as galerias da Assembleia Legislativa e cobram do governo o pagamento de 14% de reajuste. O governo alega que não tem caixa para pagar esse reajuste a todos os servidores. Raquel ainda alfinetou o PSB. “A gente pegou um Estado desorganizado, o orçamento sequer dava pra cobrir as despesas com o custeio da Educação. Pagamos mais de R$ 1 bilhão em débitos, mas conseguimos fazer agora esse importante anúncio para os pernambucanos”, disse Raquel Lyra”.

Cobrança…

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, afirma que a proposta do governo de Pernambuco não estende o reajuste a toda a carreira, provoca um achatamento entre as progressões e desconsidera a formação e o tempo de serviço dos profissionais. Estão previstas paralisações da Rede Estadual de Ensino, nos dias 25 de maio, 2 e 6 de junho, em protesto contra a proposta encaminhada pelo Governo.

…Crítica

Ivete Caetano subiu o tom contra o governo de Pernambuco. “É um projeto que rasga nosso plano de cargos e carreiras. Professores que têm ensino médio, especialização ou mestrado vão ganhar o mesmo valor. A proposta também iguala os salários de quem tem um mês de serviço ou 19 anos”, critica. Já a secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza, defendeu a aprovação da versão atual da proposição e a continuidade das negociações para reajustar as carreiras.  De acordo com ela, é algo que já foi feito em outros anos. 

Paulo Câmara x Raquel 1

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, informou ontem que já se colocou à disposição do Governo do Estado por duas vezes para tratar de assuntos de interesse de Pernambuco, mas até agora não foi procurado pela governadora Raquel Lyra. O curioso é que essa era justamente a crítica que a tucana fazia ao ex-governador quando ele estava no Palácio do Campo das Princesas.

Paulo Câmara x Raquel 2

Segundo o ex-governador, a aproximação da gestora com o banco é fundamental para o fomento da economia local, através do financiamento do setor produtivo. Além disso, existem estudos em andamento para que a instituição volte a conceder crédito aos estados para a construção de obras importantes. Câmara participou ontem de um café da manhã com empresários promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (Ciepe), na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

“Armandinho disputa o que quiser”…

Em entrevista a Rádio Cidade de Caruaru FM 99.7 o deputado federal, Fernando Rodolfo (PL), disse que o ex-candidato a deputado estadual, Armandinho (SD), disputa o que ele quiser ano que vem. Mas pela conversa de Fernando, Armandinho deve tentar uma vaga na Câmara Municipal: “Será um dos mais votados”, aposta Fernando.

…Na Rádio Cidade

Para ampliar o assunto, o músico será entrevistado no Manhã Cidade dessa terça-feira (23). A sabatina será no Manhã Cidade com o professor Marco Aurélio e com esse blogueiro e vocês podem enviar perguntas pelo whatsApp (81) 99878 0997.