
O título de Campeã do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro não veio, mas valeu a pena ter o nome da cidade em evidência no Maior Espetáculo da Terra. Desde que a escola carioca anunciou a homenagem aos discípulos do Mestre Vitalino e ao Alto do Moura, que a cidade abraçou a causa.
Dezenas de pessoas da Capital do Agreste foram ao Rio de Janeiro e acompanharam de perto o Desfile. Durante quase uma hora em rede nacional e com transmissão para vários países do mundo, o nome da cidade esteve em evidência, sem falar da presença de artesãos na Marquês de Sapucaí, que estavam emocionados e muitos viajaram de avião pela primeira vez.
A prefeitura de Caruaru fez a parte dela no apoio a escola e no sábado antes do carnaval trouxe parte da bateria nota 10 até a cidade, passistas, puxador e o principal casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira para uma apresentação inédita na semana pré, em Caruaru. A situação deixou muita gente emocionada e empolgou a todos.
Publicidade bem feita nunca será um gasto errado e ter o nome no principal evento de carnaval do Brasil, levando nossas raízes e cultura para o mundo vale muito a pena. O resultado da escola na avenida, bem como a decisão do carnavalesco pelas alegorias e adereços, sem falar nos critérios dos juízes, não têm nada a ver com o apoio da prefeitura.
O prefeito Rodrigo Pinheiro abraçou a causa e conseguiu mobilizar parte da sociedade para acompanhar o desfile, em pleno domingo de carnaval, de meia noite. Que mais homenagens do tipo venham para divulgar o nome de Caruaru para o mundo e o poder público possa apoiar, afinal é uma excelente iniciativa de valorizar nossa cultura.
Pressão junto ao governo…

O governo Raquel Lyra (PSDB) ainda segue tendo desencontros com relação a algumas decisões. A gestão tucana já fez vários anúncios e recuou, sendo o último sobre a divulgação dos dados da violência no carnaval. Ninguém entendeu a primeira informação com a suposta redução do total de roubos e furtos.
…A oposição cobrou

O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) deu entrada, nesta quinta-feira (23), com pedido de informação junto ao Governo do Estado cobrando os números das ocorrências de homicídios e roubos em Pernambuco durante o Carnaval. A solicitação acontece após divulgação da Secretaria de Defesa Social (SDS), através da imprensa, de que as estatísticas seriam reveladas apenas no dia 15 de março, quando normalmente acontecia um ou dois dias após a folia.
Mais pressão…

A deputada estadual Dani Portela solicitou, nesta segunda-feira (23), à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco a divulgação dos números de feminicídios cometidos durante o período carnavalesco. Ela protocolou um ofício pedindo também que sejam indicados os dados de raça, idade, município, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência das mulheres vítimas de violência.
…PSB também cobrou

Além de Rodrigo Farias e Sileno Guedes protocolaram pedidos de informação, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que o Governo seja provocado a informar os números oficiais de crimes como homicídios, roubos e furtos no Carnaval. Gleide Ângelo anunciou a realização de uma audiência pública para debater com autoridades e a sociedade civil sobre o total de assassinatos de mulheres, que teria chegado a oito. Todos são do PSB.
…Também em Caruaru

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) lamentou os números de feminicídio e violência durante o Carnaval, alertando para a importância das políticas de enfrentamento à violência de gênero. Cabo Cardoso (PP) voltou a solicitar a contratação de mais policiais militares, incluindo os excedentes aprovados no último concurso público, além da realização de uma nova seleção.
Solicitação de Bruno Lambreta…

Em reunião com o Secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso, tratei de assuntos importantes para a cidade e a zona rural destacando algumas demandas urgentes, a exemplo da instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que possa beneficiar os moradores dos Residenciais Baraúnas, Caroá e Mandacaru, bem como um equipamento semelhante que venha atender o bairro Divinópolis e adjacências.
…A intenção
O vereador solicitou ainda a restauração do ponto de apoio da UBS em Lajedo do Cedro, no 4º distrito, com o objetivo de minimizar os transtornos sofridos pelos moradores que necessitem de atendimento médico. “O secretário não deu prazo para a solução desses problemas, porém informou que as reivindicações estão incluídas no planejamento da pasta. Estaremos atentos acompanhando as providências”, disse Bruno.