Editorial – Os recados do PT de Caruaru para Zé Queiroz e Rodrigo Pinheiro

Mário Flávio - 08.07.2023 às 08:55h

O presidente do PT de Caruaru, Leonardo Bulhões, esteve nessa sexta-feira (07) na Rádio Cidade e falou na condição de pré-candidato a prefeito de Caruaru e o nome escalado pelo partido para tocar a situação da legenda de olho na eleição 2023. Bulhões mudou muito o discurso em relação a entrevistas anteriores e já mostra evolução em entender, de fato, o que é política partidária.

Mostrou que o PT de Caruaru está em preparação para ser protagonista na Federação, formada pelo próprio PT, PV e PCdoB. Em breve, o Partido dos Trabalhadores deve voltar a ter um vereador, já que Jorge Quintino, eleito pelo PTB, está negociando para assinar filiação e disputar á reeleição nas hostes do partido.

Com isso, a Federação chegará em 2024 com duas cadeiras no Poder Legislativo, já que Perpétua Dantas, segue no Partido Verde. Quando o assunto é a eleição de prefeito, os recados foram dados para os pré-candidatos a prefeito: Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT). O primeiro foi que a legenda só vai ceder espaço na majoritária se tiver vez e voz, servir apenas para aumentar tempo no guia ou ceder fundo partidário não está na pauta dos petistas.

Ao PDT e consequentemente Zé Queiroz, Bulhões deixou claro que tem concordâncias, mas também discordâncias pontuais ao ex-prefeito, do qual Leonardo foi secretário de Participação Social. Ele disse que Queiroz precisa elevar o debate e criticou falas dele em relação a governadora Raquel Lyra (PSDB), quando ela era prefeita.

Na época, ele atribuía o termo “fraquinha” sobre a gestão da tucana. Bulhões disse ainda que o argumento sobre o governo Rodrigo Pinheiro também precisa ser revisto pelo ex-prefeito de Caruaru. Queiroz diz que a gestão tucana em Caruaru faz o feijão com arroz, o que na visão de Léo, é uma situação que pode até ter um efeito contrário, já que as vezes, fazer o feijão arroz funciona, como no caso do futebol, que usa esse linguajar para mostrar que as vezes fazer o simples é necessário.

E Rodrigo Pinheiro?

Sobre a atual gestão, o PT faz oposição, mas o presidente da legenda garantiu que se houver uma mudança de posicionamento de Rodrigo Pinheiro, não observa nenhum problema em aderir ao governo. Ele usou o exemplo do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que mudou o discurso e agregou para ajudar na eleição de Lula.

…Para onde iria?

A especulação é que o PSB vai oficializar um convite para o prefeito de Caruaru e com isso, o tucano poderia receber o apoio de legendas da esquerda. Claro, que essa situação é hipotética e não passa ainda de especulação, mas vale a pena lembrar, que onde há fumaça, há fogo. A conferir cenas dos próximos capítulos.

Armandinho com o Solidariedade…

O artista, professor e pós-doutor em educação Armandinho, que foi candidato a deputado estadual pelo Solidariedade no ano passado, assumirá o comando do partido em Caruaru a partir de agosto. O convite foi feito pela presidente estadual da sigla, a ex-deputada Marília Arraes. Em reunião na residência de Armandinho, ficou acertado que Marília voltará ao município do Agreste para a formalização da nova executiva do Solidariedade.

…Com Marília e Fernando Rodolfo?

Foto: Divulgação

O pré-candidato a vereador ao mesmo é próximo ao deputado federal, Fernando Rodolfo (PL). A dúvida é se ele vai conseguir juntar no mesmo palanque ano que vem um bolsonarista e uma lulista. Ele ainda segue conversando com o Delegado Erick Lessa, que ainda está no PP e também votou em Bolsonaro na eleição do ano passado.

Marília quer organizar Solidariedade

De olho em fortalecer o Avante e Solidariedade nas eleições de 2024, Sebastião Oliveira, Marília Arraes e o deputado federal Waldemar Oliveira se reuniram nesta sexta (07). O trio aproveitou a oportunidade para planejar as estratégias visando o crescimento e fortalecimento do Avante e Solidariedade. “Eu e Marília estamos alinhados e o compromisso com o povo pernambucano segue cada vez mais firme”, destacou Sebá.

Posse na Sudene…

Na próxima segunda-feira (10) será realizada a posse solene do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, seguida da 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da Autarquia, com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, governadores e outras autoridades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Também participarão representantes de entidades classistas e da sociedade civil organizada.

…Socialistas petistas

A especulação é grande que Danilo Cabral, Milton Coelho e Paulo Câmara estão a caminho do PT. Todos estariam sendo levados pelo senador e principal nome do PT no estado, Humberto Costa. Ele foi o grande articulador para que Danilo assumisse o comando da Sudene e Paulo Câmara à presidência do Banco do Nordeste.