15 de dezembro de 2020 às 10h36min - Por Mário Flávio

Como era previsto a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), terá ampla maioria na Câmara Municipal. De acordo com apuração feita pelo blog a bancada de governo deve contar inicialmente com 17 vereadores, três a mais dos eleitos.

O aumento na bancada já é fruto de articulação do trabalho feito pelo governo e nomes que foram eleitos pela oposição não querem ficar contra um governo que teve ampla votação e conseguiu a maior votação da história.

A futura oposição hoje só conta com apenas quatro vereadores: Anderson Correia, Fagner Fernandes, Irmão Ronaldo, Galego de Lajes, Carlinhos da Ceaca e Cabo Cardoso. Já pularam para o governo ou estão próximos de um acerto: Mery da Saúde (PSD), Kátia das Rendeiras (Republicanos) e Val Lima (PSL).

O trio vai se juntar aos 14 parlamentares eleitos pela base do governo e deixar o governo em situação confortável para as votações mais delicadas, principalmente aquelas que exigem a maioria de dois terços, ou seja, 16 votos.

A ida de Kátia para o governo foi confirmada ontem. A oposição queria realizar um ato simbólico, mas de acordo com um vereador eleito pela bancada oposicionista ela foi enfática: “estou com Raquel”. Em breve o anúncio oficial deve ser feito e posições marcadas, mas assim como foi essa atual legislatura, a próxima não será problema para a gestão Raquel Lyra.

E o líder…

A bancada de oposição ainda não tem uma definição sobre quem será o líder nos primeiros dois anos. Na teoria seria Fagner Fernandes (PDT), mas o Cabo Cardoso também busca protagonismo e pode ser uma surpresa, caso seja anunciado como líder.

…PSD

Mesmo elegendo Mery da Saúde o mandato dela deve seguir sem a interferência do partido. A ida dela para o partido foi um pedido do deputado federal Kaio Maniçoba a Raffiê Dellon, que aceitou a ida dela em troca do apoio de um partido para fazer parte da Coligação.

Na causa animal e na oposição…

Uma cena curiosa diz respeito a oposição de Caruaru. Dois vereadores eleitos têm a causa animal como principal bandeira: Fagner Fernandes e Anderson Correia. Ambos têm essa pauta como principal bandeira e prometem seguir com essa pauta em destaque.

…MDB

O MDB elegeu dois vereadores e ambos, pelo menos na teoria, devem fazer parte da bancada de oposição. No entanto, se o estilo de Galego de Lajes for mantido, a atuação dele e de Carlinhos da Ceaca, será de mandatos propositivos.

…Internado

O vereador eleito Carlinhos da Ceaca segue internado no Hospital Manoel Afonso. Ele teve uma leve melhora nesta segunda-feira (14), mas a situação dele segue inspirando cuidados. O político continua intubado, mas a situação segue estável.

Oficializou…

Em entrevista, nessa segunda-feira (14), o atual líder do governo da tucana Raquel Lyra, Bruno Lambreta, colocou o nome à disposição para a presidir a Câmara de Vereadores de Caruaru. ‘Coloquei meu nome à disposição dos colegas vereadores e já tive conversas com vários deles avançado nos diálogos e apresentando o nosso nome como alternativa.”, destacou o vereador eleito. 

…Adversário

O principal adversário de Bruno será o atual presidente da Casa, Lula Tôrres (PSDB). Assim como o colega de casa ele também já conversa com os futuros e atuais vereadores e tenta convencer a todos que ele precisa de mais dois anos para fazer as mudanças necessárias na Casa.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro