Duas cidades de Pernambuco têm candidato único à prefeitura

Mário Flávio - 20.08.2024 às 09:54h

O Recife é a cidade do estado com o maior número de pedidos de registro de candidatos a prefeito nas eleições de 2024: oito. Por outro lado, duas cidades pernambucanas tiveram requerimentos de apenas uma candidatura: Solidão (Sertão) e Dormentes (Sertão).

Em mais da metade das cidades do estado, a prefeitura será disputada por apenas dois postulantes. Além de liderar o ranking da cidade com mais candidatos a prefeito, a capital pernambucana é a única do estado onde há oito postulantes registrados. Na sequência vêm Paulista e a Ilha de Itamaracá, ambas na Região Metropolitana, cada uma com sete candidatos, acompanhadas por Olinda (Região Metropolitana), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão) com seis.

Os municípios com cinco ou mais candidatos representam menos de 10% do total do estado. Solidão e Dormentes estão na outra ponta do ranking. Nas duas cidades, há o registro de apenas um candidato a prefeito.

Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, Corrinha de Geomarco (PSB), atual vice-prefeita, é a candidata única. Em Solidão, no Sertão do Pajeú, Mayco da Farmácia (PSB) não tem concorrência na eleição.

Mesmo nesses casos, o pleito acontecerá normalmente no dia 6 de outubro. Para o candidato único se eleger, é necessário que o pleito tenha 50% mais 1 dos votos válidos. Caso mais da metade dos votos sejam nulos ou em branco, haverá nova eleição. Lembrando que votos nulos e em branco não são considerados válidos. Os casos de candidatura única representam 1,09% do total de municípios pernambucanos.