DJ Duart aposta nas raízes da cultura nordestina

Mário Flávio - 18.02.2020 às 06:55h

Apresentando uma setlist repleta de músicas de compositores e intérpretes nordestinos, Duart vem ganhando a cena nos principais palcos e eventos em Pernambuco.

Nascido em Altinho, agreste Pernambucano, cresceu escutando na radiola de sua mãe, nomes como Jackson do Pandeiro, Beatles, Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Banda de Pífanos de Caruaru, Marinês, Johann Sebastian Bach Gilberto Gil, Caetano Veloso.

Aos 15 anos de idade, fez sua primeira “apresentação” na escola que estudava. Posteriormente, começou a experimentar fazer suas próprias músicas. Não contente com os resultados, decidiu que era preciso mais empenho e iniciou seus primeiros estudos de música na Banda Musical de sua cidade natal. Percebeu que era possível revisitar as obras, das quais passou a sua infância escutando, com a modernidade que se descortinava aos seus olhos de forma latente e mágica.

Não demorou muito para perceber que cada vez que pesquisava sobre o que lhe despertava atenção na música, sentia mais vontade de progredir e entender como tudo aquilo funcionava. Então, ingressou na graduação em Música Popular com habilitação em percussão e bateria pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, onde se formou.

É educador musical e foi pesquisador na área de Música e Tecnologia pela mesma instituição que o formou.

Nos dias de hoje Duart leva aos mais diferentes palcos e públicos o melhor da música nordestina, Suas produções envolvem os timbres e ritmos da Música Popular Brasileira – principalmente a do Nordeste – com os beats da e-Music: House, Tech-House, Deep House, Minimal. Uma rica junção entre o Contemporâneo e a Tradição Popular, Com uma performance bem rebuscada e explorada, utiliza instrumentos de percussão em seus concertos e em suas produções, dando um aspecto mais orgânico a sonoridade das canções apresentadas ao público.

Ficou curioso para conhecer o som que o Duart faz? Correr lá nas plataformas digitais e confere.