17 de maio de 2012 às 22h41min - Por Mário Flávio

O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) usou à Tribuna hoje para fazer homanegem a Caruaru. Ele destacou as ações conquistadas pelo prefeito Zé Queiroz em parceria com os governos estadual e federal. O pedetista ainda citou os problemas a serem resolvidos e alfinetou a gestão passada. Abaixo o discurso na íntegra.

SENHOR PRESIDENTE, SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES,

Comemoramos amanhã os 155 anos de Caruaru, a maior cidade do interior de Pernambuco, a legítima Capital do Agreste. Neste 18 de maio, temos o orgulho de festejar  o sucesso da cidade. Caruaru é hoje uma referência para o Nordeste e para o Brasil. Com mais de 320.000 habitantes e de indiscutível liderança regional, sendo o maior PIB do interior do estado, a Capital do Agreste em 2012 está longe do vilarejo de economia agrícola liderado pelo fundador José Rodrigues de Jesus.

De lá, até hoje (estamos falando de mais de 200 anos), Caruaru se fez cidade plena com robusto crescimento comercial e de serviços, como atividades predominantes, e marcha a passos largos para se tornar potente também na agropecuária e na indústria. A aceleração do desenvolvimento se deu, justamente, em tempos recentes, sob a égide de uma sólida e inédita aliança política. Caruaru se constituiu em “mais forte do que nunca” a partir da união com Eduardo Campos, Dilma Roussef e o sempre presidente Lula.

As políticas de desenvolvimento e interiorização industrial expandiram de modo vertiginoso o distrito industrial, atraindo empreendimentos nacionais e internacionais. O governo estadual, aliás, acaba de confirmar a implantação no município da montadora chinesa Sachman, um investimento de um bilhão de reais, gerador de mais de mil empregos diretos. A atuação conjunta do governador Eduardo Campos e do prefeito José Queiroz transformou a terra de Vitalino. Do moderno sistema viário ao vigoroso programa de inclusão social, apoiado pelo Governo Federal, Caruaru vive um momento de excepcional desenvolvimento, expresso na frenética corrida de edificações, na geração de empregos e no alucinante ritmo de crescimento dos negócios e de oportunidades empresariais.

O prefeito está de parabéns porque consegue aliar o desenvolvimento econômico, expresso na geração recorde de empregos, com o cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Caruaru é a pioneira em parques ecológicos de invejável beleza natural, assim como é pioneira em criar uma completa rede de ação social em favor da população de baixa renda. Aos 155 anos de emancipação política, a festejar no próximo 18 de maio, a capital do forró se prepara para mais uma festa junina certamente a ser marcada pela intensa alegria, característica de uma gente nascida e criada no trabalho duro, mas cheia de vibração em suas festas e comemorações. Caruaru é exemplar na expansão do ensino superior, no polo médico, na requalificação de todas as áreas de ação da prefeitura, infelizmente defasadas e até sucateadas em tempos recentes.

Mas, a cidade não tem tempo para se ocupar do passado. Por isso, cria um fórum de debates, o Caruaru 2030, justamente para cuidar de um futuro que cada dia se faz mais próximo, a exigir investimentos em infraestrutura, segurança e na qualidade de vida, posto que a cidade cresce, mas também incha, inflaciona seus espaços, criando mazelas típicas das capitais, regionais ou não. Mas uma coisa chama a atenção em Caruaru: o povo, as lideranças, não sabem o que é ter medo do futuro. Porque confiam no trabalho e na visão empreendedora dos seus líderes políticos e empresariais. E assim, a Terra de Vitalino marcha para mais 150 anos de sucessos. O prefeito José Queiroz, assim como Lula, Eduardo e Dilma, chegou no momento certo para conduzir a cidade na direção do seu inevitável desenvolvimento. Ele criou com as mãos dinâmicas, a mente futurista e o coração de quem ama sua terra as oportunidades políticas e econômicas que estão mudando a vida dos caruaruenses para melhor.

E assim, Queiroz se coloca como exemplo a seguir pela capacidade de trabalho e pela dedicação à sua comunidade.   O Produto Interno Bruto passou dos dois bilhões de reais. A nossa economia é a principal no interior de Pernambuco. A que mais gera empregos no estado. E a tendência é crescer mais, com novas conquistas como a montadora chinesa de caminhões trazida pelo governador Eduardo Campos. A cada dia são mais negócios, mais renda e empregos qualificados para a juventude.

O setor imobiliário de Caruaru é certamente dos mais dinâmicos do Nordeste e atrai empresas de todo o Brasil. Nosso polo de ensino superior continua crescendo, tanto no setor privado como no setor público. A Universidade Federal, implantada por Lula, ganha novo acesso e vai fazer o vestibular de medicina ainda este ano. A formação de mão de obra especializada é garantida pela Escola Técnica Federal. E a prefeitura vai entregar duas modernas escolas de tempo integral, para mais de 1000 alunos, na Cidade Jardim e no Cedro.

Caruaru lidera dezenas de cidades do Agreste. Atende mais de dois milhões de consumidores. Esse papel de capital regional atrai centros de compras e os grandes distribuidores nacionais. Caruaru tem problemas, é claro. Uns decorrem do crescimento, outros são devidos ao descaso com o trânsito e com as vias urbanas num passado recente. E todos são impactados pelas condições financeiras que herdamos na prefeitura.

Mas quem disse que problemas atrapalham o progresso de Caruaru? Claro que não. O nosso otimismo é feito da fibra e do trabalho do povo. Crescemos na luta e estamos superando as dificuldades, sempre de olho no futuro. E nesse olhar para a frente vemos Caruaru mais forte. Para isso batalhamos sem descanso com nossa dedicada equipe de secretários e de servidores da prefeitura.

Acreditamos no trabalho que nos trouxe a BR-104, os parques ecológicos, a nova praça do Rosário, a linda ponte Irmã Jerônima, a academia das cidades, a operação asfalto, a implantação da Destra, a criação da primeira secretaria da Mulher e o novo desenho de Caruaru, nas ruas, nos giradores, no moderno terminal de vans e lotações. E o mais emocionante: o nosso jeito de capital.

Que seja muito feliz o povo de Caruaru e o seu prefeito. Que todos possam festejar com muita emoção mais um aniversário de uma cidade que a todos nos orgulha. E que possamos presenciar, por longo tempo, tantos e tantos aniversários de tão bem sucedida empresa dos homens e das mulheres do Agreste pernambucano.

Parabéns, Caruaru. Parabéns a nós todos, que construímos tanto e vamos construir ainda mais. Nossa meta é vestir a Terra de Vitalino com o manto da vitória nas artes, na economia, na educação e na qualidade de vida.

Caruaru pode contar com este deputado, seu filho, para honrar o nosso passado, otimizar o presente e trabalhar pelo futuro brilhante que a cidade merece. Viva o 18 de maio! Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.

Brasília, 17 de maio de 2012.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro