Diocese de Caruaru lança oficialmente o 1º Sínodo Diocesano neste domingo (12)

Jorge Brandão - 09.12.2021 às 18:25h

No próximo domingo (12), a Diocese de Caruaru ganhará uma nova e importante página em sua história. Pela primeira vez, será realizado um Sínodo Diocesano, convocado pelo Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap. Esta Assembleia sinodal Diocesana ocorre simultaneamente ao Sínodo convocado pelo Papa Francisco, que será concluído em 2023, com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A palavra tem origem no grego synodose, que significa: caminho feito em conjunto. Foi traduzida para o latim como concilium, que quer dizer: assembleia. O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1965. O Papa instituiu este organismo em consequência da doutrina do Concílio Vaticano II (1962-1965) a respeito da colegialidade episcopal, dando uma mais ampla e efetiva participação do episcopado no governo e condução da Igreja Católica.

Na Diocese de Caruaru estará em curso, a partir do dia 12 de dezembro, o Sínodo Diocesano, com o objetivo de celebrar os 75 anos de sua criação, em 2023, e de elaborar e complementar os Diretórios Litúrgicos e Sacramentais já existentes. O tema será: Comunhão, participação e missão.

De acordo com Dom José Ruy, “o Sínodo Diocesano renova e aprofunda a consciência de corresponsabilidade eclesial do Povo de Deus. A participação de ‘todos’ se dará mediante a consulta no processo de preparação do Sínodo, com o objetivo de alcançar todas as vozes que são expressão do Povo de Deus na Igreja Particular de Caruaru”.

O Sínodo Diocesano representa o vértice das estruturas de participação da Diocese. Constitui o evento em que o Povo de Deus da Diocese de Caruaru, compreendida por 19 municípios do Agreste de Pernambuco, é convocado e se reúne, sob a presidência do Bispo Diocesano, para discernir os desafios pastorais, procurar em conjunto os caminhos a percorrer na missão e cooperar ativamente na tomada de decisões oportunas na escuta do Espírito Santo.

Pretende também auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da função que lhe é própria, de reger, governar e santificar a Comunidade cristã. Esta finalidade determina o papel específico a ser atribuído no Sínodo aos presbíteros, enquanto solícitos colaboradores da ordem episcopal, seu auxílio e instrumento, chamados para servir o povo de Deus.

Sobre a metodologia, o Coordenador Geral do Sínodo Diocesano, Pe. Alexsandro Jorge da Silva, aponta que em “cada paróquia ou conjunto de paróquias terá um coordenador local, que receberá formação para cultivar um espírito verdadeiramente sinodal nas paróquias e grupos. Depois acontecerão, nas paróquias e comunidades, reuniões para oração, reflexão e partilha a respeito de perguntas que serão propostas”.

Durante a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores, próximo domingo (12), às 6h, Dom José Ruy vai abrir oficialmente o Sínodo Diocesano. Na Celebração estarão presentes representações de toda a Diocese, sobretudo, os Vigários Foraneos (padres que são responsáveis por uma área específica da Diocese). Eles trarão bandeiras com escudos, simbolizando cada Forania. Nesta mesma ocasião será apresentada a identidade visual do Sínodo. A Missa será transmitida pela TV e rádio, além das redes sociais da Diocese de Caruaru: @diocesedecaruaruSLIDER