Deputados da base do governo conhecem detalhes do FEM e Todos por Pernambuco 

Mário Flávio - 10.03.2015 às 17:09h



O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, recebeu, em seu gabinete, nesta segunda-feira (9), os deputados da base governista para apresentar o formato dos Seminários do Programa Todos por Pernambuco, que começa esta final de semana. Uma explanação sobre a execução do FEM 2013 e 2014 também foi feita aos parlamentares. Nesses dois anos, cerca de R$ 500 milhões foram investidos pelo Estado para apoiar os municípios pernambucanos na execução de centenas de projetos de infraestrutura.

 
O secretário da Fazenda, Márcio Steffani, que participou de toda reunião, apresentou aos deputados dados sobre a conjuntura econômica do Brasil e as perspectivas fiscais do estado para 2015.

O secretário Danilo Cabral apresentou o cronograma dos Seminários. O primeiro, inclusive, será nesta sexta-feira (13), em Araripina, nas instalações da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil organizada de várias cidades vizinhas, a exemplo de Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. No sábado, a plenária acontece em Petrolina, na Escola Técnica do SENAI, e no domingo, fechando a semana, na cidade de Salgueiro, no Instituto Federal de Educação e Ciência.

Danilo lembrou aos parlamentares que o Todos por Pernambuco é uma iniciativa importante, que acontece nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado (RDs), com o objetivo de escutar a população de todos os municípios pernambucanos, colhendo sugestões e propostas que influenciam diretamente na construção do Plano Plurianual – lei que consolida o plano de ação que o governo vai realizar nos três próximos anos. “Durante os seminários, os cidadãos e a sociedade vão debater e apresentar diretamente aos membros do Governo, as necessidades e problemas específicos de cada região”, disse.

Os deputados elogiaram a iniciativa do secretário Danilo Cabral de convidá-los para antecipar para pauta e fazer os esclarecimentos necessários. “Esta integração do executivo com sua bancada no legislativo é fundamental. Vamos procurar outros secretários para discutir outros temas”, disse o líder do Governo na Assembléia, deputado Waldemar Borges. 

Seminários – Os seminários acontecerão nas cidades de Araripina (13/03); Petrolina (14/03); Salgueiro (15/03); Floresta (19/03); Afogados da Ingazeira (20/03); Arcoverde (21/03); Surubim (09/04); Garanhuns (10/04); Caruaru (11/04); Timbaúba (23/04); Palmares (24/04); e Recife (29/04). A expectativa é que, ao todo, mais de 14 mil pessoas participem dos seminários. Serão 10 temas distintos para serem discutidos nas plenárias. São eles: Desenvolvimento Econômico, Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Rural, Segurança, Educação e Cultura, Água, Infraestrutura, Habitabilidade e Espaço Público e Mobilidade Urbana. Em cada região oito temas serão abordados nas plenárias.