20 de março de 2013 às 20h39min - Por Mário Flávio

Nenhum distrito emancipado em Pernambuco quer voltar a situação anterior. Com essa afirmação, o deputado Odacy Amorim, do PT, abriu, nesta quarta (20), seu pronunciamento em defesa da emancipação de novos municípios. O parlamentar defendeu a votação do projeto de lei do Governo Federal que regulamenta a emenda para a criação de cidades, devolvendo às Assembleias Legislativas o poder de regularizar as emancipações nos estados.

O deputado afirmou que Pernambuco tem vários exemplos de distritos que prosperaram após se tornarem autônomos, e citou o caso de Dormentes, de onde sai boa parte dos bovinos que abastecem o Estado, Lagoa Grande, cidade da uva e do vinho, e Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte, umas das sedes do Polo de Confecções.

Odacy destacou que, em países do primeiro mundo, como França e Itália, a criação de municípios é comum, e facilita a distribuição de responsabilidades entre os gestores. O parlamentar também lembrou que o Sudeste e o Sul do Brasil possuem os Estados com maior número de municípios e acabaram se destacando no desenvolvimento.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro