Deputado diz que presidente da Assembleia Legislativa tem ‘cunhão roxo e pinta preta’ no plenário

Mário Flávio - 08.04.2025 às 21:12h

Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desta terça-feira (8), o deputado estadual Júnior Matuto (PSB) usou expressões consideradas machistas ao elogiar o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), por pautar um projeto que trata do fim da cláusula de barreira em concursos públicos da área de segurança.

Ao manifestar apoio à medida, Júnior Matuto afirmou que o presidente da Alepe tem “cunhão roxo e pinta preta”, expressão popular com conotação machista e que costuma ser usada para exaltar coragem ou firmeza, geralmente associando tais qualidades a características masculinas.

A fala gerou reações nas redes sociais e foi criticada por reforçar estereótipos de gênero ao vincular atributos de liderança à virilidade. Apesar disso, até o momento, não houve manifestação oficial por parte da presidência da Alepe ou de outros parlamentares sobre o uso da expressão no plenário.

O projeto elogiado por Júnior Matuto visa eliminar a cláusula de barreira em concursos públicos voltados às forças de segurança, como polícia militar, civil e bombeiros. A proposta ainda está em tramitação na Casa e deverá ser debatida nas próximas sessões.