O Poder Legislativo realizou a Sessão Solene que concedeu cidadania à Rita de Cássia Valença Ferreira Castro. O título foi apresentado pelo Decreto Legislativo da vereadora Perpétua Dantas (PV). Membros da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Polícia Civil e Militar prestigiaram a ocasião.
Recifense, Rita é formada na Faculdade de Direito de Olinda, especialista em Direitos Humanos e realizou os cursos de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. Em 2002, assumiu o cargo de Delegada Titular da 1° Delegacia Especializada de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Caruaru. Retornou ao cargo em 2007, um ano após a Lei Maria da Penha ter sido estabelecida, o que garantiu o respaldo legal no combate à violência de gênero. Além de Caruaru, Rita passou por diversas cidades de Pernambuco, contribuindo na garantia da segurança durante os 25 anos de atuação na área.
A homenageada usou seu momento para agradecer pela honraria recebida pela Casa Legislativa da cidade que a acolheu e na qual construiu sua família. Rita também mencionou a satisfação em ter cumprido um dever fundamental na luta pela garantia de direitos e justiça das mulheres violentadas no município. “O título é um laço simbólico que liga ainda mais minha vida a essa cidade”, encerrou.
