O Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2021 foi para o estadunidense David Julius e para o libanês Ardem Patapoutian pelas descobertas que explicaram as sensações de temperatura e toque no organismo. A dupla foi responsável por apontar os receptores celulares que alertam e transmitem no sistema nervoso a presença de frio, calor e pressão na pele.
Conhecido como sistema somatossensório, o esquema explicado pelas teorias dos dois cientistas está por trás da dor, da autopercepção do corpo e outras funções essenciais do organismo. Para encontrar o receptor de calor em neurônios, Julius usou a capsaicina, a substância presente em pimentas que causa a sensação de ardência. O cientista consegui identificar que, na verdade, a picância era provocada quando essa molécula se conectava a uma outra que fica na superfície dessas células nervosas, batizada com a sigla TPRV1. Essa conexão desencadeava a sensação de queimadura e dor.
Mais tarde, Julius e Patapoutian usaram o mentol, substância ativa da menta e do hortelã, para descobrir o TPRM8, o recepetor celular que é responsável por captar e transmitir a sensação de frio. O estadunidense publicou os primeiros trabalhos sobre o tema na década de 1990, como professor da Universidade da Califórnia em San Francisco. Patapoutian anunciou as primeiras descobertas na mesma época, quando trabalhava no Instituto Scripps, de La Jolla, também na Califórnia.
Em comunicado que justificou a escolha dos dois cientistas como receptores do prêmio, a Fundação Nobel afirmou que os trabalhos dos dois cientistas lançaram as bases da pesquisa em fisiologia que permitiu muitos avanços na compreensão de transtornos nervosos que envolvem esses mecanismos.
Por compartilharem o prêmio deste ano, Julius, aos 65 anos, e Patapoutian, aos 54, dividem o valor de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,168 milhões de reais) concedido pelo pelo Instituto Karolinska da Suécia, a entidade que abarca a Assembleia do Nobel.
Veja o cronograma dos prêmios Nobel:
Medicina: segunda-feira (4)
Física: terça-feira (5)
Química: quarta-feira (6)
Literatura: quinta-feira (7)
Paz: sexta-feira (8)
Economia: segunda-feira (11)