Academia sueca divulgou nesta segunda-feira (11) os vencedores do prêmio Nobel de Economia de 2021 que foram os economistas dos EUA David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens. O trabalho que foi desenvolvido tem sido muito utilizado por pesquisadores que trabalham com dados.
“Os economistas revolucionaram a pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância”, afirmou a Academia em comunicado.
Card, (Universidade da Califórnia) foi reconhecido pelas contribuições para a economia do trabalho. Ele analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho. Já os outros premiados Angrist (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Imbens (Stanford), foram reconhecidos pelos trabalhados com a análise das relações causais.
Os pesquisadores receberão um prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão) – metade vai para David Card e a outra metade será dividida entre Joshua Angrist e Guido Imbens, porque a premiação é pelo estudo.