Datafolha: João Campos tem 76%, Gilson Machado (9%), Daniel Coelho (5%) e Dani Portela (3%)

Mário Flávio - 19.09.2024 às 17:13h

A pesquisa Datafolha para a Prefeitura do Recife, divulgada nesta quinta-feira (19), mostra João Campos (PSB) com 76% das intenções de voto, o que lhe daria vitória no primeiro turno. No levantamento de 5 de setembro, o atual prefeito marcava 74%. Houve, portanto, uma oscilação dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra um empate técnico múltiplo na segunda colocação. Gilson Machado (PL) tem 9% das intenções de voto, e Daniel Coelho (PSD), 5%. Ambos mantiveram o mesmo índice do último levantamento, há duas semanas. Também empatado está Dani Portela (PSOL), com 3%, que oscilou um ponto percentual para menos.

Tecio Teles (Novo) tem 1% das intenções de voto, após não pontuar na pesquisa anterior. Ludmila (UP) e Simone Fontana (PSTU) não atingiram 1% das intenções de voto. Victor Assis (PCO) não foi citado. O candidato teve registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco na quarta-feira (18), mas a pesquisa foi a campo antes da decisão.

Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 5% dos entrevistados, e 1% responderam que não sabem em quem votariam.

João Campos lidera de forma isolada em todos os segmentos sociodemográficos. A taxa de intenção de voto nele é mais alta entre as mulheres do que entre os homens (82%, ante 69%). Ele tem desempenho melhor também entre os que têm renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (82%) na comparação com quem têm renda familiar mensal de mais de 5 salários mínimos (57%).

O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-02953/2024 na Justiça Eleitoral.