Datafolha: Humberto tem 35%, Mendonça tem 22%; Daniel 8% e Geraldo Julio 7%

Mário Flávio - 21.07.2012 às 11:16h

Neste sábado (21) foi divulgada a primeira pesquisa do Instituto Datafolha sobre as eleições no Recife. As intenções de voto, segundo o levantamento, são lideradas por Humberto Costa (PT), que tem 35% das citações. Mendonça Filho (DEM) vem em seguida com 22%. Daniel Coelho (PSDB), com 8%, e Geraldo Julio (PSB), com 7%, aparecem tecnicamente empatados.

Mesmo após ter se envolvido no imbróglio petista em favor da retirada da candidatura do atual prefeito João da Costa (PT) e ter sido “indicado” por lideranças do PT de São Paulo, o senador Humberto Costa aparece disparado na pesquisa, com mais de 10% de vantagem sobre o segundo colocado, Mendonça Filho (DEM).

O democrata mantém um pequeno crescimento desde que teve início o período de campanha e leva vantagem de mais de 10% sobre os demais candidatos. Daniel Coelho (PSDB) e o ex-secretário de Desenvolvimento do Governo de Pernambuco Geraldo Julio (PSB) aparecem, respectivamente, com 8% e 7%, tecnicamente empatados. A diferença é que Daniel foi o segundo deputado estadual mais votado do Recife há dois anos, enquanto Geraldo Julio é desconhecido por 66% dos entrevistados. E, ainda assim, estão empatados.

Dentre os outros quatro candidatos, o pastor e cantor evangélico Esteves Jacinto (PRTB) aparece na frente, com 2% das intenções de voto. A ex-vereadora Edna Costa (PPL) vem em seguida, com 1%, mesmo percentual de Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB). Os votos brancos e nulos somam, com os indecisos, 23% dos entrevistados. Nas pesquisas anteriores esse índice girava em torno dos 30%. Já representa uma relativa queda após o início da campanha.

A escala do índice de rejeição é encabeçada por Mendonça Filho (DEM), com 26%. O democrata é seguido de perto por Humberto (PT), que tem 24% no quesito. A lista segue com Edna Costa (18%), do PPL; Jair Pedro (17%), do PSTU; Geraldo Julio (16%), do PSB; Daniel Coelho (15%), do PSDB; Roberto Numeriano (15%), do PCB; e Esteves Jacinto (14%), do PRTB. Oito porcento rejeita todos os candidatos e não votaria em nenhum e outros 8% não rejeitam nenhum e votaria em qualquer um.

A pesquisa Datafolha (PE-49/2012) foi realizada em 19 e 20 de julho com 828 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Com informações da Folha de São Paulo e G1.