12 de setembro de 2012 às 00h14min - Por Mário Flávio

Com informações da Folha de São Paulo

A terceira pesquisa Datafolha sobre a sucessão em Recife, divulgada nesta quarta-feira (12), mostra o candidato do PSB, Geraldo Júlio, isolado em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto.

Apoiado pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, o socialista abriu 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Humberto Costa (PT), citado por 23% dos eleitores.

O senador petista, que na pesquisa anterior, de 28 e 29 de agosto, dividia a primeira colocação com Geraldo Júlio, ambos com 29%, agora está em situação de empate técnico com Daniel Coelho (PSDB).

A candidatura tucana cresceu sete pontos percentuais, passando de 12% para 19% em duas semanas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-governador Mendonça Filho (DEM), que chegou a ocupar a segunda colocação, com 22% no primeiro levantamento, de 19 e 20 de julho, oscilou negativamente um ponto, passando de 9% para 8%, no quarto lugar.

Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados por 1% dos entrevistados cada um. Jair Pedro (PSTU) não pontuou. Declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 6% dos consultados. Não souberam responder 7%.

REJEIÇÃO – O Datafolha também consultou os eleitores sobre qual candidato eles não votariam. A rejeição a Humberto Costa, que há duas semanas era de 29%, cresceu para 38%. Mendonça, que também era rejeitado por 29% no final de agosto, tem agora 36%. Daniel Coelho, com 18%, e Geraldo Júlio, com 17%, são os candidatos menos rejeitados, segundo o Datafolha.

Ainda de acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno envolvendo o petista e o socialista, Geraldo Júlio teria 55% dos votos e Humberto Costa, 34%. Outros 7% disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 4% declararam estar indecisos.

O Datafolha ouviu 959 eleitores em Recife, nos dias 10 e 11 de setembro. A pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco com o número PE 00106/2012.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro