4 de outubro de 2012 às 01h37min - Por Mário Flávio

O candidato do PSDB à Prefeitura de Recife, Daniel Coelho, voltou a crescer e estaria no segundo turno com Geraldo Julio (PSB), caso a eleição fosse hoje. É o que aponta a nova pesquisa Datafolha, realizada nesta terça (2) e quarta (3), em parceria com a TV Globo. Segundo o levantamento, Geraldo Julio tem 41% das intenções de voto e o tucano, 26%. No levantamento anterior, divulgado há seis dias, o socialista, que é apoiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tinha 42% e Daniel Coelho, 22%.

O petista Humberto Costa aparece em terceiro lugar, com 16% (tinha 17%), seguido por Mendonça (DEM), que oscilou um ponto para baixo e tem 4%. Os candidatos Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1%. Douglas Sampaio (PRTB) não chegou a 1%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, Coelho ganhou votos nesse período principalmente entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, com ensino médio e renda familiar acima de dez salários mínimos. O candidato tucano, de 34 anos, faz campanha usando a cor verde de seu ex-partido, o PV, e mantém um discurso de ativista ambiental.

Pelo critério de votos válidos, que exclui os brancos, nulos e indecisos e é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial da eleição, Geraldo Júlio tem 45%, e Coelho atinge 29%.

SEGUNDO TURNO – O Datafolha também simulou duas situações de segundo turno, e, em ambas, Geraldo Julio aparece como vencedor, com mais de 50%. Contra Humberto Costa, o candidato socialista teria 59% e o petista, 29%. Nessa situação, 53% dos eleitores de Daniel Coelho votariam em Geraldo Julio e 24% em Humberto Costa.

Na segunda simulação, com a disputa envolvendo Geraldo Julio e Daniel Coelho, o socialista venceria com 52%, ante 37% do tucano. Nesse quadro, 48% dos eleitores declarados do petista no primeiro turno afirmaram que votariam no candidato socialista, e 33% dariam seu voto ao tucano.

O levantamento mostrou ainda que Humberto Costa continua sendo o candidato com o maior percentual de rejeição em Recife. Segundo o Datafolha, o petista é rejeitado por 42% dos eleitores. Na pesquisa anterior, esse índice era de 43%. Daniel Coelho e Geraldo Julio são os candidatos com menor rejeição. O tucano foi citado por 20% dos entrevistados e o socialista, por 18%.

Não souberam informar 5%. Outros 4% afirmaram que rejeitam todos os candidatos e 5%, nenhum deles.

MUDANÇA DE VOTO – A pesquisa mostra ainda que 79% dos eleitores de Recife estão totalmente decididos a votar, no primeiro turno, no candidato que escolheram. Mas 18% admitiram que ainda podem mudar de opinião. Os 3% restantes não responderam. Entre os eleitores de Geraldo Julio, 85% afirmam estar convictos da sua escolha. Esse percentual é de 80% entre os que votam em Daniel Coelho e de 77% entre os que escolheram Humberto Costa.

Dos eleitores que admitiram a possibilidade de mudar de candidato, 31% citaram o socialista como segunda opção, 22% o tucano e 17% o petista. O Datafolha ouviu 1.277 eleitores em Recife. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o número PE-00216 /2012. (Folha Online)


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro