16 de fevereiro de 2014 às 21h11min - Por Mário Flávio

20140216-211129.jpg

O secretário de Infraestutura de Caruaru, Bernardo Vinhas, segue dando sinais de como pretende desburocratizar uma das Pastas mais complicadas da gestão Zé Queiroz. Com o segundo maior orçamento do governo, mas com verbas presas junto a convênios, ele vai fazendo malabarismos para destravar a máquina e atingir com obras, a maior quantidade de pessoas possível, seja na periferia ou áreas próximas ao centro da cidade.

Vinhas é um técnico com vasta experiência no serviço público e com o passar do tempo passou a entender como funciona uma prefeitura e que por muitas vezes existe a necessidade de ceder em questões políticas, para que os objetivos e metas sejam alcançados. Além das cobranças da comunidade, ainda tem que atender aos vereadores aliados, que pedem sem parar, já que insistem na teoria de encher a pauta com requerimentos pedindo calçamento e saneamento para todo tipo de situação.

Atende a todas as solicitações dos veículos de comunicação que diariamente são alvos de reclamações da população. Mesmo ainda sem ter muita afinidade com os microfones, ele se desdobra para dar uma resposta aos repórteres, consequentemente a sociedade, que se sente representada nas indagações dos jornalistas. As obras de maior impacto ainda seguem com o cronograma atrasado, mas Vinhas tem demostrado ser atencioso e competente com os recursos, basta analisar a planilha de custos da gestão, desde que ele assumiu a função.

As ações que estão sendo implantadas em Caruaru revelam que o secretário superou o momento delicado que passou na Pasta, com uma forte especulação que seria demitido em janeiro e mostra ser um gestor que goza de respeito de todos os setores da sociedade. Ainda não se sabe se a tal reforma administrativa vai sair, mas uma coisa é certa, com o passar dos meses, Bernardo Vinhas conseguiu dar a volta por cima e mostra que se tiver tempo e dinheiro, pode fazer um trabalho ainda melhor.

ENCONTRO DO PT – Foi realizado nesse domingo (15) o segundo encontro do PT de Caruaru desde que Adilson Lira assumiu à presidência do diretório municipal. O evento contou com 32 membros da direção atual, apenas três faltaram. O deputado federal Fernando Ferro foi uma das presenças mais comemoradas e ministrou uma palestra aos presentes. Quem fez a análise de conjuntura foi Renato Carvalho, atual secretário agrário do PT em Pernambuco e ligado a Tendência Democracia Socialista, da qual faz parte Adilson.

ENCONTRO DO PT 2 – O quórum chamou atenção. Muita gente presente nesse domingo, já que reunião do PT em Caruaru era sempre esvaziada. A ausência mais sentida foi do secretário de Comunicação do Partido, Herlon Cavalcanti. Desde a posse de Adilson e a saída da professora Tânia Bazante do partido, que o petista perdeu o interesse pela legenda. Ninguém ligado ao jornalista compareceu ao encontro, chamado atenção. No entanto, ele justificou a ausência por motivos de saúde de um parente. O petista Rogério Meneses também não foi. Lembrando que ele não faz parte do diretório. A secretária da Mulher, Elba Ravane, representou a tendência MAIS no encontro.

COMUT – Está marcada para essa segunda (17) mais uma reunião do Conselho Municipal de Transportes (COMUT). O evento ocorre na sede da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), a partir das 14h. Assuntos como o novo presidente do Conselho e reajuste na tarifa de ônibus em Caruaru devem constar na pauta. Os empresários do setor dizem que chegaram no limite dessa questão. São quase 30 meses sem aumento.

RIACHO DAS ALMAS – O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária Aldo Santos esteve em Riacho das Almas no último sábado (15) e anunciou, junto com o Prefeito Mário Mota, a instalação da tubulação de água tratada que beneficiará 60 famílias do Sítio Ramada de Trapiá, na zona rural do município. A obra está sendo executada por meio de uma parceria da Prefeitura de Riacho das Almas com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, e a instalação de projetos semelhantes já está em andamento em outras cinco comunidades do município: Vila do Viturino, Sítio Camurim, Sítio Vila Nova, Sítio Salobro e Sítio Bandeira.

HOMENAGEM – O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), será homenageado nesta segunda-feira (17) pelos fornecedores de cana de Pernambuco. A solenidade será realizada na Associação dos Fornecedores de Cana, avenida Mascarenhas de Moraes, 2028, Imbiribeira, a partir das 11h.

MEIO AMBIENTE – Neste domingo (16), o vereador Marcelo Gomes (PSB), visitou o Parque natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos, em Caruaru (PE), junto com representantes do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Marcelo, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caruaru e membro do Condema, busca com o grupo a preservação do local, através da educação ambiental.

PALESTRA – A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) confirmou para a próxima sexta-feira (21), a partir das 15 horas, no Plenário da “Casa do Povo”- palestra com o gerente executivo do INSS em Caruaru – Rolnei Tosi – com o tema – “Aposentadoria especial de pessoas com deficiência”. Na justificativa do requerimento, a vereadora – que também cadeirante – lembrou a Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013, e o período de 17 a 23 de fevereiro – quando é comemorada a Semana de Educação Previdenciária.

DENGUE – Entre os dias 17 a 21 deste mês, a Vigilância em Saúde promove o 1º Seminário do PNCD (Programa Nacional de Combate à Dengue), que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 7 às 13 horas. O seminário visa a capacitação do Agente de Combate as Endemias (ACE) e a qualificação das ações realizadas no PNCD Municipal. As palestras abordarão não só o contexto técnico de campo desenvolvido pelo ACE, bem como todos os aspectos envolvidos dentro da temática Dengue. Visando difundir a importância do desenvolvimento de ações de integralidade com as várias esferas de atenção a saúde.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro